Snapdragon 1000 acirra briga da Qualcomm com a Intel

Quem disse que só de Intel e um pouco de AMD teremos que viver se enganou, o Snapdragon 1000 acirra briga da Qualcomm com a Intel no mercado de desktops.

Snapdragon 1000 acirra briga da Qualcomm com a Intel
Snapdragon 1000 acirra briga da Qualcomm com a Intel

Quem diria que um dia teríamos competição entre processadores de arquitetura ARM com a arquitetura X86-64 nos notebooks? Isso agora é mais que possível com o Snapdragon 1000 que será lançado pela Qualcomm.

Enquanto ainda teremos mais poder de processamento em chips da Intel com o padrão X86-64 vamos encontrar maior autonomia de bateria e disponibilidade de conexões 4G e wi-fi avançadas em um SoC ARM da Qualcomm.

Nesta disputa pelo mercado de notebooks a briga irá se acirrar a partir de 2019.

A Qualcomm vem investindo pesado, com um novo conceito para o ecossistema desktop, procurando gerar uma nova demanda, aliando-se com a Microsoft.

 Snapdragon 1000: um novo chip

O Snapdragon 1000 está sendo projetado tendo em foco laptops do ano de 2019.

Com uma plataforma projetada de 16 GB de RAM LPDDR4X e duas unidades flash UFS de 128 GB, este SoC vem trazendo maior eficiência energética, chip wi-fi AD, com capacidade teórica máxima é de 7 Gb/s e modem 4G capaz de ultrapassar 1 Gb/s, desde que a rede da operadora permita.

A arquitetura escolhida é a Cortex-A76 em um processo de 7 nm.

Por hora ainda é cedo para que testes de benchmark surjam.

Snapdragon 1000: Qualcomm apostando forte em laptops

O primeiro caso de laptops com processadores Snapdragon foram os equipados com com o SoC 835 e este ano teremos laptops com o Snapdragon 850.

Com as melhorias que serão implementadas no Snapdragon 1000 teremos mais performance, chegando em alguns casos a rivalizar com as linhas de entrada da própria Intel.

Por exemplo, as linhas Y e Core serão ameaças com a chegada do Snapdragon 1000, pois estimasse que a performance de ambas as linhas sejam similares ficando o Snapdragon em vantagem quando falamos de durabilidade de bateria e conectividade.

Assim o futura de laptops tende a ter performance mediana com alta disponibilidade, portabilidade e conectividade, convergindo fortemente esta plataforma para uma plataforma mobile.

matrix