Smartphone é privacidade ZERO
[ad#texto]
Recentemente pesquisadores independentes descobriram algo muito sugestivo no que se enquadra na questão de preservar a sua privacidade, existe um software chamado CarrierIQ que tem a função de monitorar, capturar e enviar para algum servidor da empresa desenvolvedora todos os dados, isso mesmo, todos os dados mesmos os digitados e trafegados sob o protocolo HTTPS, não que o CarrierIQ que a capacidade de quebrar a criptografia do HTTPS, mas por atuar em uma camada intermediária entre a interface do usuário e o kernel do sistema ele consegue capturar os dados antes da criptografia.
Existe um vídeo mostrando o CarrierIQ sendo executado pelo Android, mostrando a coleta e envio das informações, quando o vídeo estava para ser divulgado na Internet a empresa desenvolvedora do CarrierIQ tentou processar o pesquisador que descobriu toda a artimanha, mas o processo ao invés de cala-lo teve efeito contrário, ele recebeu apoio de entidades que lutam pela privacidade em meios digitais e o vídeo virou hype na Internet.
Por enquanto o CarrierIQ tem presença confirmada no Android, onde captura todos os dados e no iOS que parece ter uma versão mais comportada e coletando somente algumas informações, porém acho pouco provável que a Apple tenha se segurado em coletar toda a informação do usuário, haja visto o seu perfil controlador sobre seus produtos.
A Nokia negou o uso do CarrierIQ no seu Symbiam, porém pesquisadores já notaram um comportamento “anormal” do sistema, o que poderia ser o funcionamento do CarrierIQ, já a RIM que fabrica o BlackBerry não se pronunciou sobre o caso, mas também foram encontrados indícios, assim como no Symbiam.
Por enquanto o único sistema operacional para smartphones relevante e livre de monitoramento é o Windows Phone, o que eu acho muito difícil, a Microsoft não ficaria de fora desta farra toda, é mais provável que a Microsoft utilize algum outro software com a mesma finalidade.
A empresa desenvolvedora do CarrierIQ alegou em nota que o software tem apenas a função de coletar determinadas informações para auxiliar as operadoras de telefonia a personalizar e conhecer melhor o perfil dos seus clientes, o que não é verdade já que em testes ficou claro que o CarrierIQ captura todos os dados, inclusive dados financeiros caso o usuário esteja acessando seu banco via smartphone.
O CarrierIQ está tão acoplado ao sistema operacional que não pode ser fechado ou forçado a parar, ele vai funcionar e pronto.
Realmente, o negócio está ficando sério e algo deverá ser feito, até mesmo uma medida punitiva para esse tipo de atitude.
Fonte: Tecnoblog