Síria se desliga da internet

[ad#texto]

Utilizada como eficaz ferramenta de mobilização e protesto a internet tem sido algo constante de reclamações e sanções por praticamente todos os governos mundiais, principalmente naqueles regidos por regimes totalitários, como encontramos aos montes no Oriente Médio.

Neste contexto, durante esta quinta-feira (29 de novembro) a Síria se tornou o primeiro país a ser isolado completamente da internet.

Durante as primeiras horas da manhã a Síria conseguiu bloquear todos os 84 blocos de endereços IP´s reservados para o país, o que significa que o tráfego de internet para a Síria estava 100% inativo.

Durante a tarde, empresas de monitoramento do tráfego da internet notaram que cerca de 14 blocos de IP´s reservados para a Síria estavam on-line, isso se deve ao fato de que estes blocos devem ser operados por backbones fora dos domínios do governo sírio, provavelmente por estarem em regiões de fronteira.

Gráfico das rotas ativas da internet na Síria
Gráfico das rotas ativas da internet na Síria

Todos os blocos de IP´s reservados para a Síria são controlados pelo backbone da SyriaTel que é uma empresa estatal, daí supõe-se que este bloqueio tenho sido realizado sob ordem do governo sírio.

Por hora o país está com cerca de 92% do seu acesso a internet inoperante e informações sobre o que e o porque deste bloqueio ainda são confusas.

Petter Rafael
Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 325 outros assinantes

Busca

julho 2020
DSTQQSS
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 

Categorias