SINIAV a vista
[ad#texto]
A partir do ano que vem (2013) todos os carros novos terão que sair de fábrica portando um chip de identificação remota, este chip irá integrar um sistema de rastreamento do governo federal que será chamado de SINIAV.
O governo federal irá implantar uma série de antenas fixas e moveis que irão monitorar os caros portadores deste chip, em teoria as informações coletadas serviram para localizar veículos furtados, buscar informações sobre documentação (para os que costuma atrasar o pagamento de tributos isso irá impactar completamente) e também calcular o deslocamento entre uma antena e outra e com isso conseguir identificar a velocidade média e aplicar possíveis multas por excesso de velocidade.
Para quem carro usado, a implantação do terá que ser realizada até o ano de 2014 e o calendário de instalação será definido pelos governos municipais. Quem não realizar a implantação no período especificado poderá receber multa de R$ 127,00 e cinco pontos na carteira.
O SINIAV vem de encontro com dezenas de novas tecnologias que o governo federal vem utilizando para rastrear veículos, tudo isso começo quando os primeiros radares de velocidade foram implantados e até agora toda a tecnologia de monitoramento veicular destinava-se exclusivamente a detecção de velocidade para aplicação de multas.
O SINIAV além de servir para detectar irregularidades vem com a promessa de auxiliar as autoridades de trânsito e policiais no combate a roubos de veículos, já que um veículo com um chip implantado poderá fornecer dados sobre a localização e rota em que o veículo se encontra.
Em tempo, o preço do chip para implantação (no caso de veículos usados) será de aproximadamente R$ 5,00.