Select do bloco com o PL/SQL Developer

[ad#texto]
Muitos desenvolvedores por comodidade ou por hábito utilizam várias instruções select (ou outras instruções) dentro da mesma janela “SQL Windows”, porém para executar a select certa é preciso grifa-la para que o PL/SQL Developer não tente executar todas as instruções na seqüência o que irá resultar em erros.

Em instruções pequenas isso não é problema, porém em instruções com várias linhas isso se torna cansativo.

Existe uma forma de configurar o PL/SQL Developer para que apenas deixando o cursor dentro de algum bloco ele seja “entendido” como o bloco que deve ser executado naquele momento sem precisar grifa-lo todo.

Para fazer isso é preciso ir em Tools -> Preferences -> SQL Windows e em seguida marcar a opção AutoSelect Statement. Veja a figura abaixo a opção grifada:

Configuração do PL/SQL Developer
Configuração do PL/SQL Developer

Agora faça o teste e tente executar o código abaixo:

select sysdate
from dual;

select trunc(sysdate)
from dual;

Basta posicionar o cursor em cada um dos blocos (sem precisar grifa-lo por completo) que o PL/SQL Developer irá executar somente o bloco correto, o único detalhe que merece atenção é colocar um ponto-e-vírgula no final de cada bloco para servir de delimitador.

Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.