Seis dicas de segurança para usar o Windows
Seis dicas de segurança para usar o Windows, fáceis de serem realizadas podem evitar várias dores de cabeça e facilitar o seu dia-a-dia na frente do computador.
Embora tenha evoluído muito quando falamos de segurança ainda precisamos tomar alguns cuidados ao utilizar o Windows, por isso listamos seis dicas de segurança para usar o Windows.
São dicas simples, que qualquer usuário pode realizar.
Claro que existem outros métodos de garantir a segurança do seu computador, porém elas precisam de maior conhecimento e habilidades técnicas para sua utilização, por isso resolvemos começar pelo básico do básico.
Seis dicas de segurança para usar o Windows: sempre atualizado
Pode não parecer, mas vários computadores com o Windows são comprometidos pelo fato de não estarem atualizados.
Dentre os pacotes de atualização liberados pela Microsoft, em praticamente todos eles temos correções para falhas de segurança.
Resumindo: ao atualizar seu Windows, mesmo que um possível invasor tente utilizar determinada brecha de segurança não irá obter sucesso e seu computador continuará seguro.
Seis dicas de segurança para usar o Windows: suítes de segurança sempre
A complexidade dos malwares aumentaram tanto que simples antivírus não dão mais conta do recado, para isso evoluíram para o que chamamos de suítes de segurança.
Ou seja, são eficientes (ou pelo menos deveriam ser) para diversos tipos de ameaças digitais, inclusive acessos externos não autorizados.
Mas foi-se o tempo que era preciso pagar por uma boa solução de segurança, hoje o Windows Defender consegue dar conta do recado.
Usualmente ele já vem ativo por padrão, mas caso não esteja você pode fazer o seguinte para ativa-lo:
- Configurações do Windows (ícone de engrenagem no Menu Iniciar);
- Escolha Atualização e Segurança;
- Escolha Segurança do Windows;
- Finalmente abrir a Central de Segurança do Windows Defender e ativar a proteção em tempo real.
Seis dicas de segurança para usar o Windows: cuidado com o navegador
Atualmente os navegadores evoluíram para verdadeiras plataformas de execução de aplicativos.
Desta forma passaram a serem visados para servirem de plataformas para diversos tipos de malware, já que é mais fácil burlar uma suite de segurança a partir do browser.
Então a dica é manter atenção especial às extensões e plugins que você instala e periodicamente fazer uma vistoria para ver se nada de anormal foi instalado.
Seis dicas de segurança para usar o Windows: o perigo dos downloads
A todo momento versões modificadas de aplicativos famosos são colocados a disposição para downloads em sites de terceiros com o objetivo de enganar os usuários.
Estes aplicativos depois de alterados podem instalar diversos tipos de malware quando você realiza o download e depois instala este tipo de arquivo.
A dica é somente realizar o download a partir do desenvolvedor do aplicativo.
Vale também prestar atenção no arquivo, mesmo que o download seja do site do desenvolvedor, afinal o servidor dele também pode estar comprometido e distribuindo versões adulteradas.
Seis dicas de segurança para usar o Windows: permissões de aplicativos
No Windows 10 é possível definir permissões por aplicativos.
Afinal um aplicativo pode requisitar permissões de que não precisa para conseguir informações sobre você ou sobre seus hábitos ao utilizar o computador.
Para verificar as permissões faça o seguinte:
- Vá nas Configurações do Windows;
- Escolha Privacidade;
- Na aba Geral você verá as configurações globais dos seus aplicativos.
- Nas abas Fala, Escrita à tinta e digitação, Diagnóstico e comentários e Histórico de atividades você verá as configurações detalhadas de cada área respectivamente.
Seis dicas de segurança para usar o Windows: coloque senha no seu usuário
Mesmo que somente você utilize o seu computador é preciso atribuir uma senha.
Diversas técnicas de invasão ou aplicativos maliciosos escalam o acesso em usuários sem senha para conseguir acesso privilegiado ao computador.
Um usuário com senha evitaria este tipo de problema.