Recovery do Windows de forma fácil

Você tem um notebook e está precisando mudar de HD e não sabe como utilizar o recovery do Windows? Veja aqui uma solução simples e grátis para se fazer isso.

[ad#texto]

Hoje é comum que ao comprar um notebook ele tenha de forma oculta no seu HD uma partição denominada geralmente como “Recovery”, nesta unidade está uma imagem da sua instalação do Windows para que seja utilizada como recuperação da instalação do Windows, mas como ninguém avisa se você perder esta unidade é dizer adeus, por isso vou mostrar como fazer o recovery do Windows de forma fácil.

Recovery do Windows de forma fácil
Recovery do Windows de forma fácil

O problema é que vários fabricantes de notebooks não disponibilizam ferramentas para que os próprios usuários efetuem o recovery do Windows, geralmente eles forçam o envio do equipamento para uma assistência técnica autorizada e assim tentam abocanhar mais alguns reais da sua conta.

Sem a ferramenta apropriada fica praticamente impossível para o usuário final conseguir efetuar o recovery do Windows de maneira correta, porém mesmo pouco divulgado existe uma forma de utilizar a partição de recovery, tudo isso dentro do próprio Windows e o melhor de tudo que é possível fazer este procedimento sem comprar ou instalar nenhum tipo de aplicativo de terceiros.

Recovery do Windows de forma fácil: como fazer o seu

Para iniciar o processo, abra o CMD (WinKey + R) e digite:

recoverydrive.exe

O Windows irá abrir uma janela onde irá informar que uma unidade de recovery irá ser criada e caso o seu equipamento possua uma partição de recovery a mesma será utilizada para criar este disco.

Usualmente será necessário um pendrive de 16GB, por isso tenha um sempre a mão.

Mas o que este processo faz?

O processo de recovery do Windows irá montar uma unidade de boot e junto com esta unidade de boot irá adicionar a imagem da sua instalação do Windows limpa, ou seja, aquela imagem que geralmente fica em uma unidade nomeada de recovery e que não é acessível pelo Windows Explorer.

Ainda não sei bem o porque mas a Microsoft não divulga muito esta ferramenta e nem os fabricantes que geralmente preferem entupir os notebooks por softwares que seriam facilmente substituídos por este único comando.

Tags:,
Petter Rafael
Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 322 outros assinantes

Busca

setembro 2020
DSTQQSS
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930 

Categorias