Ransomware se disfarça de imagem no Facebook

Um ransomware se disfarça de imagem no Facebook e criptografa os arquivos do usuário solicitando posteriormente resgate pelas informações.

[ad#texto]

Ransomware se disfarça de imagem no Facebook
Ransomware se disfarça de imagem no Facebook

Sempre novas ameaças irão explorar engenharia social para obter êxito e agora um novo ransomware se disfarça de imagem no Facebook e vem atrapalhando a vida de muitos usuários.

Basicamente um ransomware criptografa todo ou parte dos arquivos do sistema afetado e com isso solicita resgate para que o usuário tenha acesso aos seus arquivos novamente.

E o pior, muitos do que pagam resgate continuam sem seus arquivos.

Ransomware se disfarça de imagem no Facebook: como funciona

Sabemos que o ransomware em questão é o Locky.

Ele já vem causando vários problemas sendo distribuído via macro em arquivos do Office e ao criptografar os arquivos do usuário solicita um resgate de meio Bitcoin (aproximadamente 1,2 milhões na cotação atual).

Sabe-se que se disfarça de imagem e vem se espalhando por redes sociais.

E aí fica o alerta, esta imagem não é automaticamente exibida como uma imagem convencional.

É baixado um arquivo com alguma outra extensão, notadamente tem sido utilizada a extensão HTA e ao ser executado este arquivo é que realiza a criptografia dos arquivos do usuário.

Ransomware se disfarça de imagem no Facebook: como evitar

Softwares antivírus ainda não tem um método totalmente eficaz de repelir este tipo de malware, porém o melhor remédio continua sendo o cuidado.

Ao receber uma imagem contaminada pode-se notar que ela não é automaticamente exibida no quadro do Facebook, vindo como um anexo, ou seja, um comportamento totalmente anormal.

Em seguida o usuário precisa executar manualmente o arquivo baixado.

Basta deixar de executar este arquivo para que nada ocorra, mesmo já tendo baixado.

São cuidados simples que muitas vezes passam desapercebidos da maioria.

Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.