Porque utilizar padrões em projetos de software

[ad#texto]
Algumas vezes quando estamos desenvolvendo algum software nos perguntamos o porque de ter tanto trabalho para obedecer padrões, seja qual for a linguagem utilizada (Java, PL/SQL, PHP, etc).

Vou dar um exemplo prático.

É uma recomendação, ou best pratice, como preferir, que todo início de script em PHP seja iniciado com:

<?php

Porém, caso o seu php.ini esteja configurado para obter compatibilidade com a sintexe do ASP é possível iniciar um script assim:

<?

O problema aqui é que nas últimas versões do PHP a prática de compatibilidade com o ASP tem sido deixada de lado e você ao migrar seu servidor para uma versão mais nova do PHP terá problemas e vai ter que atualizar todos os seus scripts.

Notaram o porque da importância em seguir padrões? Principalmente se estes padrões foram incentivados pela própria desenvolvedora da ferramenta.

Um outro caso, agora falando em Java.

Por ser utilizado para projetos mais complexos, a obediência de padrões em Java deve ser seguida a risca senão a manutenção do seu código-fonte passa a ser uma tarefa impossível.

Um caso clássico é o acesso a dados, mesmo que você não utilize um framework para isso é recomendado que ao utilizar JDBC seja utilizado também DAO (Data Acess Object) para facilitar a manutenção futura do seu projeto, senão será tanto SQL espalhado dentro do seu código que de orientado a objeto vai parecer orientado a string.

Tags:, ,
Petter Rafael
Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 325 outros assinantes

Busca

julho 2020
DSTQQSS
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 

Categorias