Operadoras limitam franquia na internet fixa

As operadoras limitam franquia na internet fixa e acabam com o streaming de seus clientes, mas calma que como tudo na vida tem solução vamos mostrar o que fazer para escapar desta limitação.

[ad#texto]

Operadoras limitam franquia na internet fixa
Operadoras limitam franquia na internet fixa

Todo mundo que já usou um smartphone sabe como é decepcionante as franquias de dados ridículas que as operadoras impõe e se antes apenas a velocidade era reduzida agora o acesso a internet é cortado de vez, mas calma que piora (e muito), pois as operadoras limitam franquia na internet fixa para desespero de todos.

Assim como vem ocorrendo com a telefonia móvel o corte ou redução drástica de velocidade também vai ocorrer no acesso fixo (residencial), a Vivo aproveitou a mudança da GVT para já iniciar o corte por franquia e outras operadoras também já caminham para a mesma atitude.

Operadoras limitam franquia na internet fixa: o problema

Nesta história de corte de acesso devido ao estouro da franquia é muito salutar se levarmos em conta que temos uma das contas de internet mais caras com as piores velocidades de acesso e agora teremos que lidar com estes cortes e o grande problema é que o fator de corte é simplesmente ridículo.

Veja um dos casos, para uma velocidade contratada de 15 Mbps (nem sonhe que nunca a velocidade real vai se aproximar deste patamar) a franquia de uso é de apenas 80 GB mensais, ou seja, com uma semana praticamente qualquer família já terá esgotado a franquia.

É como se voltássemos no tempo, para a década de 90, quando o acesso a internet era precário, caro e limitado.

Operadoras limitam franquia na internet fixa: a real intenção

Embora a Anatel tenha divulgado que a limitação é boa (mas não explicou boa para quem) a real intenção das operadoras é uma briga bem mais complexa.

Meses atrás as operadoras fizeram forte lobby durante a votação do Marco Civil da Internet pois queriam basicamente três pontos:

  • Que serviços de streaming como o Netflix fosse tributado;
  • Que a banda fosse controlada por tipo e quem quisesse acessar streaming deveria pagar um adicional;
  • Que empresas como Google e Netflix, que consomem mais banda pagassem um adicional para as operadoras (como se tanto o cliente quanto a empresa já não pagassem um absurdo para ficarem on-line).

Como era de se esperar somente o item 1 foi pra frente e o Netflix foi tributado, o que ocasionou até mesmo alta nos preços, mas mesmo assim, este tipo de serviço compensa muito mais as tradicionais TV’s por assinatura que por grande coincidência toda grande operadora de telefonia e internet também tem seu pacote de TV por assinatura.

Sacaram o golpe? Vamos minar o acesso a internet para derrubar serviços de streaming e por consequência trazer mais clientes para nossos pacotes de TV.

Operadoras limitam franquia na internet fixa: a grande sacanagem e o que fazer

Não sei vocês, mas eu vi um monte de delitos nesta estratégia que as operadoras estão fazendo e o mais estranho é o posicionamento da vendida Anatel aprovando tal atitude.

Para combater tal atitude e de quebra mostrar que é o mercado consumidor que manda (basta o cliente gastar seu dinheiro em outro lugar que qualquer empresa está fadada a falência) o consumidor de internet pode simplesmente migrar de uma grande operadora para provedores de acesso regionais, que geralmente vão atende-los através de rádio ou fibra e não terão limite de uso (franquia), assim além de perder um cliente de internet a operadora não vai conseguir converter este cliente de internet em um cliente de TV por assinatura.

Com acesso a internet ilimitado fica fácil prosseguir assistindo streaming.

Petter Rafael
Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 323 outros assinantes

Busca

setembro 2020
DSTQQSS
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930 

Categorias