O primeiro carro do consumidor
A indústria automobilística é um caso a parte, são segredos (e até algumas vezes espionagem), cadeia de suprimentos diferenciada e mais segredos sobre novos projetos e/ou remodelação dos projetos já existentes.
A Fiat que tem se destacado como empresa inovadora do setor deu um enorme salto em direção ao futuro. Enquanto todas as outras montadoras se baseiam em idéias retrogradas no que diz respeito aos seus projetos a Fiat inova e disponibiliza o primeiro carro Creative Commons. Esse ato inuzitado deve intrigar a concorrência e ao mesmo tempo preocupar, um dos bens mais valiosos de uma montadora são os seus projetos secretos e seus segredos específicos sobre cada modelo, liberar um novo projeto sob creative commons significa abrir tudo isso ao público em geral, inclusive para a sua concorrência.
Mas provavelmente a Fiat não fez o que fez sem planejar a sua ação, creio que a princípio ela deve ter pensado em duas hipóteses:
- O projeto sob creative commons vai permitir um grau tamanho de interação com o mercado consumidor nunca antes visto, basicamente a Fiat foje de pesquisas de mercado, metodologias de CRM e SAC. Ele permite que o seu mercado consumidor palpite e defina o projeto.
- Enquanto a concorrência ficar buscando no projeto informações sigilosas a concorrência vai se posicionar onde a Fiat sempre quis, atrás, correndo atrás do prejuízo.
O nome do projeto é Fiat Concept Car III (FCC III) e toda a troca de informações com o mercado consumidor e concorrência será feita atráves do site específico do projeto: http://fiatmio.cc/.
Desejo que a Fiat tenha sucesso absoluto nesse novo e ousado projeto e que sirva de exemplo para as outras empresas do setor e porque não de outros setores também.