O preço da segurança na vida digital
[ad#texto]
Hoje, segurança é um artigo caro, principalmente quando o monitoramento da segurança envolve a segurança física, pessoal ou familiar, e a eletrônica, Michael Dell que o diga, dono de uma fortuna considerável ele investe aproximadamente US$ 1,7 milhões com segurança de sua família anualmente, é realmente muito dinheiro.
E não é que a equipe que cuida da segurança da família Dell descobriu uma falha primária, simples e potencialmente perigosa, a interação dos usuários com as redes sociais.
Tudo isso ocorreu, pois Alexa Dell estava postando fotos e comentários em varias redes sociais, como Twitter e Facebook, com o detalhe que o GPS do seu smartphone estava ativado e com isso as respectivas informações de geolocalização estavam denunciando em tempo real a localização de sua família.
Este caso tomou dimensão quando fotos de sua família, como a de seu irmão Zacary a bordo do que seria o jato particular de sua família tomando café da manhã rumo as ilhas Fiji, se um plano de sequestro, ou algo do tipo tivesse em andamento, é bem provável que os executores poderiam se valer de tal informação, o que dificultaria muito uma contramedida da equipe de segurança.
Como medida cautelar, as contas de Alexa Dell foram deletas, só sobraram as fotos que foram espalhadas por aí, porém sem os dados atualizados de localização seu valor se perde.
É claro que este exemplo é algo mais extremo, de um bilionário, porém pense em quais informações você sem perceber está tornando público cada vez que acessa o Facebook ou Twitter.