O perigo dos comunicadores instantâneos


Hoje não se pode falar em Internet sem citar a revolução nos meios de comunicação que os IM, ou comunicadores instantâneos em português. Hoje podemos conversar com praticamente qualquer pessoa ao redor do mundo (e até fora dele) utilizando um Skype ou MSN da vida, tudo simples, muito mais barato do que o telefone convencional e em alguns casos com vídeo em tempo real.

Vamos então utilizar em todo lugar e a toda hora, é festa. Não.

A grande maioria (para não falar todos) comunicadores instantâneos tem o recurso de armazenar um log com todas as conversas e praticamente todos vem com essa opção habilitada por default sem nenhum aviso de quebra de privacidade, pois por incrível que pareça esse log é armazenado em via de regra em um arquivo texto sem nenhum tipo de criptografia ou qualquer outro artifício de segurança. Ou seja, qualquer um pode procurar pelos arquivos e ler tudo.

Imagine a cena: seu computador quebrou e você levou para um técnico da vizinhança consertar, ao retirar percebe um certo “ar de riso” na loja do tal técnico. Poucos dias depois você é motivo de chacota na rua, pois todos os vizinhos sabem das suas conversas do MSN, Skype ou qualquer outro. Mas como se ninguém sabe a senha?

É simples, o técnico fazendo o backup para o reparo do seu computador leu todas as suas conversas e para te ajudar muito saiu contando (e talvez até aumentando) para toda a vizinhança.

Legal.

É preciso tomar cuidado redobrado com os comunicadores instantâneos, eles podem facilmente comprometer a sua privacidade por falhas de segurança como a apontada nesse post.

De que adianta alguns usuários utilizarem um conexão criptografada para suas conversas (é, tem gente que utiliza sim) se depois não se atenta e larga os logs espalhados por todo o computador.

Petter Rafael
Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 325 outros assinantes

Busca

julho 2020
DSTQQSS
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 

Categorias