O maior perigo da Internet não é a pirataria

Se engana quem pensa que o maior perigo da internet é a pirataria como nós a conhecemos, existem problemas muito mais graves como este que vamos falar.

[ad#texto]

Hoje existe uma preocupação crescente sobre pirataria, principalmente estúdios fazendo (ou forçando) megaoperações visando impor até mesmo restrições a serviços como o Netflix, tudo em nome de uma visão mercadológica antiquada que luta para sobreviver na era digital, porém o maior perigo da internet não é esta pirataria de filmes e músicas em que o simples usuário faz o download vez ou outra, o problema é muito mais grave e já está fortemente estabelecido.

O maior perigo da Internet não é a pirataria
O maior perigo da Internet não é a pirataria

Há um tempo atrás o FBI localizou a “loja on-line” Silk Road que operava na Deep Web e comercializava diversos produtos ilegais, porém como o sistema já estava estabelecido uma nova loja tomou o seu lugar, a bola da vez era a Evolution que chegou com mais recursos de segurança e muito mais opções acerca dos produtos e serviços oferecidos.

Neste meio tempo ainda foi lançada a Silk Road 2, porém seus servidores foram comprometidos e diversos usuários tiverem suas contas de Bitcoins roubadas, coisa que na Evolution é praticamente impossível de acontecer já que ela implementa algo chamado de carteira compartilhada onde em três pontas diferentes (comprador, vendedor e servidor) pelo menos duas precisam autorizar uma transação de Bitcoin.

Mas o maior perigo da internet não está localizado em uma loja underground da Deep Web, o problema maior reside na “política comercial” adotada pela Evolution.

Enquanto a Silk Road não permitia transações de produtos destinados a ferir pessoas a Evolution não se preocupa com estes “termos éticos” e permite a comercialização de praticamente tudo, desde dados frutos de roubo de senhas até mesmo encomenda de assassinatos e tudo isso pago com Bitcoins.

Enquanto gravadoras gigantes se preocupam com simples usuários que baixam poucos Megabytes de músicas por ano e pressionam governos para que a fiscalização e leis punam tais “infratores” com severidade extrema, o maior perigo da internet se espalha e se ramifica sem grandes preocupações e a julgar pela organização da Evolution e o modo que o lugar antes ocupado pela Silk Road foi rapidamente preenchido podemos crer que igual ocorre no mundo real o crime organizado já se infiltrou de tal maneira no mundo digital que mesmo que a Evolution seja fechada outra irá tomar o seu lugar, com um grau de refinamento ainda maior.

O maior perigo da internet se prolifera a passos largos e está cada vez mais organizado e difícil de combater, quem dirá de ser exterminado.

Petter Rafael
Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 322 outros assinantes

Busca

setembro 2020
DSTQQSS
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930 

Categorias