O Google assusta a web

[ad#texto]
O Google conseguiu no final do mês de maio pregar um grande susto em todos os desenvolvedores e analistas de Web com a notícia bomba de que iria lançar um plugin para Firefox e Internet Explorer que irá permitir ao usuário omitir seus dados para o seu produto de estatística Google Analytics.

A notícia ecoou como uma bomba, pois a grande maioria dos administradores de sites utiliza o Analytics para medir o desempenho dos seus sites e com o plugin toda a estatística gerada poderá estar errada e apresentar grandes distorções.

O Google se defende alegando que tal medida visa dar maior privacidade ao usuário, porém em um passado nada distante o próprio Google já fez coisa muito pior com a privacidade do usuário.

Muitos desenvolvedores apostam na idéia de que como é necessária uma ação explícita do usuário para instalar o novo plugim do Google é provável que o mesmo seja muito pouco utilizado, mas por via da dúvida é melhor se precaver.

Sem entender completamente a estratégia do Google (acredite, o Google tem uma estratégia por trás de tal notícia absurda) restam duas alternativas:

  • Utilizar hospedagens que gerem as estatísticas;
  • Utilizar outros serviços de menor confiabilidade.

Por enquanto o Google parece que irá conseguir minar toda a credibilidade que o produto Analytics gerou no seu período de vida e vários outros serviços similares começam a despontar como substitutos de peso ao serviço do Google.

Entre rumores e achismos uma coisa é certa, caso algum produto similar ao Analytics desponte na web é quase certo que irá utilizar essa notícia para puxar os usuários insatisfeitos do Google para seu serviço e caso atenda satisfatóriamente seus novos usuários o Google irá suar a camisa para recupera-los, caso consiga.

matrix
matrix

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 323 outros assinantes

Busca

agosto 2020
DSTQQSS
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031 

Categorias