O caminho dos processadores mobile para 2013

[ad#texto]

A CES 2013 revelou que durante o ano de 2013 teremos uma árdua batalha no segmento de processadores para o mercado mobile, fora o anuncio da Intel que vai tentar impressionar o mercado convencendo-o que a plataforma x86 é melhor que a plataforma ARM teremos a briga de três grandes empresas: a Samsung com seu Exynos 5 Octa, a nVidia com o Tegra 4 e a Qualcomm com a nova linha Snapdragon.

O Exynos 5 Octa da Samsung é um processador de 8 núcleos que por implementar o recurso big.LITTLE da ARM é seletivo, ora irá funcionar 4 núcleos Cortex-A15 quando o gadget demandar de grande poder de processamento, ora irá funcionar 4 núcleos Cortex-A7 para tarefas menos intensas e com consumo de energia reduzido. Este recurso, segundo a Samsung irá proporcionar um processador de alto poder de processamento aliado a baixo consumo de energia, aumentando a performance e a durabilidade da bateria do gadget.

Samsung Exynos 5 Octa
Samsung Exynos 5 Octa

Os 8 núcleos do Exynos nunca irão funcionar conjuntamente, este processador irá equipar a próxima geração de gadgets da Samsung.

O Tegra 4 da nVidia ainda não possui toda as suas características divulgadas, coisa de praxe quando falamos em nVidia, em comparação com o Tegra 3 o Tegra 4 é visivelmente mais rápido, porém o calcanhar de Aquiles da nVidia que era a falta de suporte LTE (4G) no próprio processador e este problema foi transportado para o Tegra 4, ainda não consegui entender qual é a real dificuldade da nVidia em acoplar o LTE no processador, com isso gadgets utilizando o Tegra 4 terão que possuir um chip exclusive para suporte a 4G, deixando o produto mais caro e gastando mais energia.

Informações sobre núcleos e clock do Tegra 4 não foram fornecidos pela nVidia, o que me leva a crer que a propaganda é maior que o real benefício.

A Qualcomm vem com a promessa de alta performance com baixo consumo de energia, com isso o Snapdragon 600 é quad-core rodando a 1,9 Ghz enquanto o Snapdragon 800 também é um quad-core rodando a 2,3 Ghz, em conjunto com a GPU Adreno 320 e 330, respectivamente, dará suporte a execução de vídeos 4K.

Apresentação da Qualcomm na CES 2013
Apresentação da Qualcomm na CES 2013

Os chips Snapdragon já vem com suporte a LTE, dando vantagem frente ao Tegra 4 da nVidia.

O ano de 2013 parece que finalmente veremos gadgtes com alto poder de processamento o que permitirá que uma grande parcela de profissionais troquem seus notebooks por tablets e que os que procurem apenas entretenimento busquem o mesmo caminho.

Petter Rafael
Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 322 outros assinantes

Busca

setembro 2020
DSTQQSS
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930 

Categorias