Novo malware invade o Facebook

Novo malware invade o Facebook usando as notificações e tem tirado o sono dos usuários. Veja como se precaver desta nova ameaça.

[ad#texto]

Novo malware invade o Facebook
Novo malware invade o Facebook

Vira e mexe vemos que novos malwares vão surgindo e utilizando a velocidade da internet se propagam rapidamente (muitas vezes mais rápido que soluções anti-malware) e agora um novo malware invade o Facebook e usando o Chrome está infectando centenas de usuários.

Por enquanto apenas usuários do Chrome estão sofrendo com este novo malware, outros browsers como o Firefox ou até mesmo o Internet Explorer não são afetados.

Novo malware invade o Facebook: como ele invade seu computador

O novo malware utiliza as notificações do Facebook como ferramenta de propagação.

Ao que tudo indica o usuário recebe uma notificação que foi marcado em uma publicação por algum amigo e ao abrir a notificação um arquivo JavaScript (JS) é baixado para o computador e caso seja executado irá efetuar o download de um arquivo executável (EXE).

É este arquivo executável que irá comprometer o computador.

Não é uma técnica nova, porém vem obtendo sucesso usando as notificações no Chrome.

Novo malware invade o Facebook: como se proteger

Por hora não existe um antivírus capaz de detectar e bloquear adequadamente este malware.

A recomendação é para que os usuários tomem cuidado com as notificações e caso encontrem alguma que tente baixar um arquivo JS não deixem que o navegador execute este arquivo em hipótese alguma.

Os danos causados por este malware ainda não foram estudados, porém qualquer tipo de arquivo EXE pode ser baixado a partir do JS e desta forma uma infinidade de danos diferentes podem ocorrer em um computador infectado.

Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.