Nokia X, X+ e XL: finalmente a Nokia tem um gadget Android

[ad#texto]

Sabe todos aqueles rumores sobre um possível lançamento da Nokia de um smartphone com Android? Então, eles se confirmaram, apenas em parte.

Na verdade a Nokia lançou 3 modelos baseados em Android, que são o Nokia X, Nokia X+ e Nokia XL, como o próprio nome mostra o XL é o maior deles, porém todos são bem limitados no que falamos acerca do hardware, afinal foram projetados para ocupar um nicho vago que fica entre a linha Asha e a linha Lumia.

Este é o Nokia X
Este é o Nokia X

O Nokia X é bem simples, ele tem apenas 512 MB de memória RAM, 4 GB de armazenamento e tela IPS de 4″ com resolução de 800 × 480.

O Nokia X+ é basicamente o mesmo do Nokia X, as duas únicas diferenças são os 4 GB adicionais de armazenamento via cartão de memória e os 768 MB de memória RAM.

O Nokia XL possui uma tela de 5″ com os mesmos 800 x 480 de resolução o que para uma tela deste tamanho é muito pouco, ele possui um Snapdragon S4 dual-core de 1 GHz e apenas 4 GB de armazenamento.

Este é o Nokia XL
Este é o Nokia XL

Todos os modelos possuem capas coloridas de policarbonato, muito semelhante ao já oferecido na linha Lumia.

A grande incógnita que era o sistema operacional Android que todos sabiam que estava sendo amplamente modificado pela Nokia foi enfim revelado e embora possua a mesma interface baseada em tiles, as tiles originalmente aplicadas no Windows Phone parecem mais bem refinadas passando um aspecto muito melhor que estas utilizadas no Android.

Esta modificação do Android executada pela Nokia foi baseada em um Android AOSP e muito, mas muito alterada, tanto que nas configurações onde é normal constar o nome Android e qual versão está sendo executada, na versão da Nokia irá aparecer Nokia X Plataform 1.0.1.

Também não temos o Google Play ou outros Apps como o Gmail, por exemplo, no seu lugar temos um App apontando para a lojinha da Nokia e os serviços homônimos de email, mapas, etc. Todos fornecidos pela própria Nokia.

Finalizando, se toda esta história vai pegar ou não só o tempo (e o mercado) irá dizer, porém a Nokia conseguiu lançar um Android que se parece com o Windows Phone e um smartphone de entrada que se parece com a linha Lumia.

Petter Rafael
Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 323 outros assinantes

Busca

setembro 2020
DSTQQSS
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930 

Categorias