Não é preciso utilizar o browser para ele ser perigoso
[ad#texto]
Vejo muita gente negligenciar o fato do perigo de um ataque e as constantes falhas de segurança que o uso dos browsers traz para o seu sistema.
Tanto isso é fato que as diversas falhas de segurança do Internet Explorer, e acredite, são muitas, afetam o seu sistema mesmo que você utilize outro browser, o Chrome ou Firefox, por exemplo, e isso se deve a bizarra ideia que a equipe de desenvolvimento do Windows teve há alguns anos atrás.
A equipe do Windows para economizar simplesmente embutiu o código-fonte do kernell do Internet Explorer no Windows, essa simbiose ocorre de tal forma que hoje é impossível separar o Windows do Internet Explorer, e mesmo quando você remove o Internet Explorer o que está fazendo é apenas “esconder” os arquivos do kernell e apagar o atalho do seu Menu Iniciar.
Assim, basta ter o browser instalado para que um invasor ou um vírus o utilize para explorar a falha de segurança, mesmo que o browser não esteja em uso no momento. E isso não ocorre só com o Internet Explorer, mas com todos, pode ser o Chrome, Firefox, Opera, etc.
A única forma viável que se proteger é instalar um Antispyware para monitoramento e blindagem contra essas falhas, como o Spybot faz.
Com o Spybot além da tradicional proteção em tempo real contra ameaças é possível imunizar o sistema, assim, mesmo que alguma praga virtual tente se aproveitar de algum browser instalado não terá sucesso.
Uma coisa que já notei em diversos outros softwares de proteção contra spyware é que ele trás lentidão e “pesa” demais para o sistema, já o Spybot foi o único que testei que não prejudicou a performance do sistema.