MSE reprovado novamente em teste
[ad#texto]
Eu sempre defendi que o antivírus da Microsoft não passa de um placebo, e toda vez que digo isso todo mundo me critica, pois tecnicamente a Microsoft por ser a desenvolvedora do Windows é a melhor empresa para produzir um antivírus.
Realmente ela conhece o Windows como ninguém, mas não conhece nada de vírus, então como irá desenvolver um antivírus realmente eficaz? Para produzir um antivírus é necessário um conhecimento que a Microsoft não detém, pois se ele realmente conhecesse o modus operandi dos diversos tipos de vírus ela já teria repassado este conhecimento para o próprio Windows.
Agora o instituto EV-TEST que realiza testes periódicos com os principais produtos antivírus do mercado, pela segunda vez, atestou que o Microsoft Security Essentials não provê toda a segurança necessária.
Analisando o teste é possível notar que o MSE emite poucos falso positivos e detecta bem malwares já conhecidos e que já estão na sua base de dados, porém o problema ficou por conta dos tipos de vírus 0-day (aqueles que acabaram de ser descobertos e ainda não constam na base de dados do antivírus e por isso necessitam de análise heurística para serem descobertos), neste quesito o desempenho do Microsoft Security Essentials foi péssimo.
A Microsoft alegou que os tipos de vírus 0-day testados infectaram apenas 0,003% dos usuários do Windows, mas é realmente uma resposta muito otimista, pois não conta com a capacidade do próprio MSE, ele conta com a lenta disseminação do malware, se um novo malware surgir e tiver uma rápida disseminação todos os usuários do MSE estarão em sério risco.
Em suma, este já é o segundo testes consecutivo que o produto da Microsoft não é aprovado, já se passou tempo suficiente para que a análise heurística do MSE fosse revista e acertada, sendo que ele perde para outros antivírus gratuitos então uma outra alegação que tem aparecido por aí de que a comparação são com produtos pagos também não tem fundamento.