MSE reprovado novamente em teste

[ad#texto]

Eu sempre defendi que o antivírus da Microsoft não passa de um placebo, e toda vez que digo isso todo mundo me critica, pois tecnicamente a Microsoft por ser a desenvolvedora do Windows é a melhor empresa para produzir um antivírus.

Realmente ela conhece o Windows como ninguém, mas não conhece nada de vírus, então como irá desenvolver um antivírus realmente eficaz? Para produzir um antivírus é necessário um conhecimento que a Microsoft não detém, pois se ele realmente conhecesse o modus operandi dos diversos tipos de vírus ela já teria repassado este conhecimento para o próprio Windows.

Agora o instituto EV-TEST que realiza testes periódicos com os principais produtos antivírus do mercado, pela segunda vez, atestou que o Microsoft Security Essentials não provê toda a segurança necessária.

Analisando o teste é possível notar que o MSE emite poucos falso positivos e detecta bem malwares já conhecidos e que já estão na sua base de dados, porém o problema ficou por conta dos tipos de vírus 0-day (aqueles que acabaram de ser descobertos e ainda não constam na base de dados do antivírus e por isso necessitam de análise heurística para serem descobertos), neste quesito o desempenho do Microsoft Security Essentials foi péssimo.

A Microsoft alegou que os tipos de vírus 0-day testados infectaram apenas 0,003% dos usuários do Windows, mas é realmente uma resposta muito otimista, pois não conta com a capacidade do próprio MSE, ele conta com a lenta disseminação do malware, se um novo malware surgir e tiver uma rápida disseminação todos os usuários do MSE estarão em sério risco.

Em suma, este já é o segundo testes consecutivo que o produto da Microsoft não é aprovado, já se passou tempo suficiente para que a análise heurística do MSE fosse revista e acertada, sendo que ele perde para outros antivírus gratuitos então uma outra alegação que tem aparecido por aí de que a comparação são com produtos pagos também não tem fundamento.

Petter Rafael
Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 322 outros assinantes

Busca

setembro 2020
DSTQQSS
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930 

Categorias