Microsoft com medo de perder a nova guerra dos browsers


Alguém aqui que for das antigas da Internet lembra da guerra de navegadores que ocorreu, a batalha em o Netscape e o Internet Explorer foi árdua mas a Microsoft venceu e até hoje o Internet Explorer reina na maioria dos computadores espalhados pelo planeta.

Nesse período vários outros navegadores surgiram e se perderam no tempo sem nenhuma relevancia no cenário mundial, com poucos milhares de usuários a grande maioria foi descontinuada e o reino da Microsoft parecia eterno, mas a alguns poucos anos surgiu o Firefox, seus plugins, temas e demais apetrechos (além da maior segurança) começou a chamar a atenção do grande público.

Desde então a Microsoft nega de forma implícita a relevancia do Firefox, mas ano após ano a Microsoft vê o uso do Internet Explorer caindo e de outros navegadores subindo, principalmente o Firefox, e a partir disso passou a entender toda a situação como uma nova guerra de navegadores e nos últimos meses passou a se preocupar com uma possível derrota no médio prazo. Observe alguns pontos:

  • O Firefox inova com a navegação de abas, o Internet Explorer copia e navega com “guias”;
  • O Firefox sempre teve um cuidado com os padrões Web, o Internet Explorer por pura pressão passa a largar os padrões próprios e se dedicar mais aos padrões Web;
  • O Firefox tem plugins, no Internet Explorer 7 você pode instalar “addons” e no Internet Explorer 8 RC1 você tem uma central de addons;
  • O Internet Explorer 8 RC1 agora importa dados do Firefox (favoritos, etc).

Tudo pode parecer simplesmente mera cópia da Microsoft, porém, essa última feature do Internet Explorer de importar dados do Firefox é claramente a demonstração que a Microsoft tem em relação ao Firefox e quer utilizar essa estratégia para facilitar uma migração de usuários do Firefox para a nova versão do Internet Explorer.

Mas o mais importante é que no meio dessa verdadeira guerra por relevancia quem realmente vence no final é o usuário, visto que tanto a equipe de desenvolvimento do Firefox quanto do Internet Explorer irão se dedicar ao máximo na melhoria de seus produtos e na confecção de novas features com o intuito de agradar o usuário e chamar mais a atenção no mar da Internet.

Petter Rafael
Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 323 outros assinantes

Busca

agosto 2020
DSTQQSS
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031 

Categorias