Microsoft bloqueia Chrome: conheça os problemas para o usuário
A guerra está declarada e a Microsoft bloqueia Chrome e dificulta para que o usuário deixe o navegador do Google como o padrão do sistema.
A Microsoft bloqueia Chrome e dificulta a possibilidade de escolha para o usuário, dificultando a configuração como padrão do sistema.
Tudo começou a partir de uma atualização do Windows em uma clara movimentação para forçar o uso do Edge pelo usuário.
A situação está embolada e sem nenhuma solução definitiva para facilitar a possibilidade de escolha pelo usuário.
Microsoft bloqueia Chrome: conheça os problemas para o usuário
Esses problemas começaram a surgir após a atualização KB5025221 do Windows 10 e KB5026039 para o Windows 11 22H2, e KB5025224 para o Windows 11 21H2.
Para usuários de ambientes corporativos ao abrir o Google Chrome o Windows passou a abrir a página de aplicativos padrão todas as vezes.
Confundindo o usuário e dificultando o uso induzindo os usuários a utilizarem o Edge em detrimento ao Chrome.
Este problema ocorre somente com o Chrome, se o usuário estiver utilizando o Firefox e tiver ele configurado como padrão, por exemplo, o problema não ocorre.
Para os usuários domésticos (residenciais) a situação não é tão grave, porém problemas também estão ocorrendo.
O botão existente no Google Chrome para tornar o browser padrão deixou de funcionar após a instalação das atualizações citadas acima.
Em abril as ferramentas de segurança do Windows passaram a causar lentidão nos browsers Firefox e Chrome, acusando lentidão de DNS, porém o Edge continuava funcionando normalmente.
Esta não é a primeira vez que a Microsoft se vale do Windows para atacar o Google Chrome e incentivar a utilização do Edge.
Em situações anteriores a Microsoft sempre recuou em suas ações mais agressivas contra outros browsers, porém neste caso ainda não temos um posicionamento oficial.
Vamos aguardar os próximos capítulos deste embate.