Microsoft adere as passkeys e começa a migrar suas contas

Microsoft adere as passkeys e começa a migrar suas contas

Agora me Maio a Microsoft adere as passkeys e começa a migrar suas contas baseadas no tradicional usuário e senha pela nova tecnologia.

Microsoft adere as passkeys e começa a migrar suas contas
Microsoft adere as passkeys e começa a migrar suas contas

Microsoft adere as passkeys e agora em Maio começou a sua participação no FIDO Alliance.

Tentando dizer adeus ao velho método de usuário e senha, que nos últimos anos vem trazendo inúmeros problemas a Microsoft começa a incentivar a nova tecnologia.

Esse novo método de autenticação deixará de solicitar a digitação de senhas e poderá ser combinado com MFA ou outros métodos de segurança.

Microsoft adere as passkeys e começa a migrar suas contas

Antes de tudo devemos ter ciência que o uso de senhas passou a gerar inúmeros problemas nos últimos anos.

Casos de vazamento de senhas vem ocorrendo com frequência e somando a isso o uso da mesma senha em vários sites diferentes agrava ainda mais o problema.

Isso sem mencionar as senhas fracas que são facilmente descobertas por métodos de brute force causando ainda mais insegurança.

Enfim, o que surgiu para garantir segurança ao acesso acabou por trazer insegurança.

O que é um passkey?

Passkey nada mais é que um mecanismo que permite a autenticação do usuário sem a necessidade de informar uma senha.

Para conseguir realizar esta operação o sistema de segurança cria uma credencial única e exclusiva no dispositivo de acesso do usuário tendo como base chaves públicas. 

Quando o usuário tenta utilizar um site compatível o mecanismo confirma que o seu dispositivo é seguro e pertence ao domínio concedendo assim o acesso.

Os meios mais tradicionais de confirmar o acesso são PIN, autenticação facial ou impressão digital.

Desta forma sistemas e sites acabam por ficar imunes a senhas mal formuladas ou a vazamentos de senhas.

Microsoft sendo Microsoft

Desde sempre a Microsoft tem uma forma única e egocêntrica de ver o mundo ao seu redor e enquanto diversas empresas empregam o conceito padrão de passkeys a Microsoft tem a sua própria forma de fazer tudo funcionar.

Basicamente, para você utilizar o recurso de passkey será preciso ter instalado o Microsoft Authenticator, isso mesmo, aquele concorrente pouco relevante do Google Authenticator.

Sem ele será impossível extirpar completamente a senha do processo, pois neste caso ainda será solicitado uma senha mestre para o passkey.

E por ser baseado em senha, todos os problemas mencionados acimam acabam por acontecer e a segurança é reduzida.


Descubra mais sobre ViamaisBLOG

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

matrix

ViamaisBLOG
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.