Mango já está entre nós

[ad#texto]
Nem passou pelo Brasil e o Windows Phone 7 já tem o primeiro RTM da sua versão 7.5, isso mesmo, o “perfeito” sistema operacional para smartphones nem bem foi utilizado na sua versão 7.1 e já temos uma nova versão em estágio RTM (já maduro o suficiente para ser enviado para os parceiros integradores porém sem o lançamento comercial realizado).

E essa versão será portada para o português Brasil, diferente da versão 7.5 onde o Brasil foi sumariamente deixado de lado.

Embora muitos fanboys da Microsoft digam que o OS que irá aniquilar o Android e iOS chegou, o Windows Phone 7, ou somente WP7 para os íntimos, está muito atrás tanto do iOS como do Android.

Para começar tanto o Android como o iOS já tem um forte ecossistema apoiando a plataforma, de modo que já existem desenvolvedores com expertise suficiente para desenvolver diversos tipos de aplicativos para os mais diversos fins, coisa que no WP7 ainda falta acontecer.

Outro ponto é que tanto o Google como a Apple tem um entendimento muito superior sobre a Web, dispositivos móveis e o perfil do mercado consumidor, coisa que a Microsoft ainda terá que aprender.

Outro fator contra o WP7 é o fato de que a Microsoft já tentou no passado conquistar o mercado mobile anos atrás com o Windows Mobile e Windows CE e fracassou enormemente, tanto isso é fato que ambos os sistemas não forma evoluídos e sim foram mortos pela própria Microsoft.

Ou seja, o WP7 é um sistema novo, com um ecossistema ainda fraco e vem de uma empresa que não tem tanta experiência neste mercado, então o seu sucesso dependerá muito mais do fracasso dos demais do que de seus próprios méritos, o que como estratégia de médio e longo prazo encaminha o WP7 para um caminho incerto e nebuloso.

Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.