Malware no Linux


Existe a alguns anos uma discussão muito grande a respeito se é necessário ou não realmente utilizar um anti-vírus no Linux, independente de qual distribuição for. Alguns argumentam que o sistema de hierarquia e a arquitetura do Linux o tornam inumes a vírus, eu creio que isso seja totalmente sem fundamento, pois a Apple alardeava o mesmo do MacOS X e todos sabem que hoje existem sim alguns tipos de malwares que se aproveitam de brechas no sistema do pomar para promover ataques bem sucedidos.

Lamento informar que realmente o Linux não está 100% livre de malwares, o que ocorre é que devido a sua arquitetura os danos causados são menores, mas existem. Incluse um grupo hacker especializado em criar vírus conceito (modalidade de vírus inovadores, que nem sempre saem dos laboratórios mas servem de base tecnológica para que uma nova classe de malwares seja desenvolvida futuramente) criou a algum tempo atrás um vírus conceito multiplataforma, ele atacava o Windows e o Linux.

Felizmente ele ficou restrito a testes e não teve uma grande disseminação em massa, mas creio que o caminho já foi mostrado a partir desse ponto, pois embora seja possível desenvolver um malware para o Linux a sua baixa utilização em desktops e notebooks diminui muito a sua capacidade de propagação e isso imibe os criadores, assim eles preferem atacar a plataforma Windows para obter uma disseminação em massa.

Assim os criadores de vírus poderiam utilizando a tecnologia de multiplataforma utilizar a disseminação em massa da plataforma Windows e chegar também a plataforma Linux, por hora ainda não foi relatado casos assim, mas devem começar a ocorrer em um futuro bem próximo.

Petter Rafael
Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 324 outros assinantes

Busca

julho 2020
DSTQQSS
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 

Categorias