Mais uma engine, agora é a Servo da Mozilla
[ad#texto]
Estamos para testemunhar mais um fato marcante na história da internet, já tivemos duas guerras dos browsers, a primeira tornou o Internet Explorer o padrão de browser na época e enterrou para sempre o Netscape, anos depois surgia o Firefox (utilizando partes do antigo Netscape) e uma nova guerra começou, o resultado disso foi a perda da hegemonia na internet pelo Internet Explorer, o Firefox vai bem obrigado até hoje e de quebra ainda vimos o nascimento do Google Chrome.
Agora na primeira semana de abril o Google anunciou (e a Opera corroborou) de que irá remover a engine WebKit do Chrome e que irá criar e utilizar uma nova engine, o Blink.
Agora é a vez da Mozilla.
A Mozilla anunciou que em conjunto com a Samsung estão desenvolvendo uma nova engine para o Firefox para Android, a engine é o Servo, e está sendo desenvolvimento utilizando a linguagem Rust (a linguagem Rust já está em desenvolvimento há alguns anos pela Mozilla, Samsung e um conjunto de programadores).
A necessidade de criar uma nova engine surgiu da necessidade da Mozilla de utilizar uma engine projetada para ambientes mobile a fim de aproveitar melhor os recursos de hardware da plataforma ARM e ser mais segura e no caso da Samsung em ter recursos para implementar o seu browser caso os rumos do Chrome no Android atrapalhem seus planos.
Em contrapartida nada impede que a Mozilla também substituía a engine Gecko no Firefox para desktop para o Servo.
Os desenvolvedores web já começam a sentir tremores, pois nestes casos sempre sobram dezenas de adaptações, POG´s em CSS e conflitos em diferentes browsers de diferentes versões.