Internet foi kibada pelo Anonymous

[ad#texto]

Faz tempo que os ataques do Anonymous vem fazendo estragos e tirando o sono de muitos administradores de rede, mas até o momento os danos eram locais, foi então do membros do Anonymous divulgaram um ataque em escala mundial que tinha como alvo a China, ou melhor, ao opressor governo chinês.

E pelo jeito, boa parte do intuito do Anonymous foi cumprido, levando em consideração que o tráfego de forma geral da Internet estava muito lento na tarde do dia cindo de abril (horário de Brasília) e existem relatos que tudo isso perdurou até a manhã do dia seis.

Empresas especializadas em medir o tráfego da rede tem reportado que nas últimas 24 horas a perda de pacotes tem sido acima da média, com taxas de variam de 30% a 40% nas regiões da América do Norte, Ásia e Europa. Por hora a América do Sul e Oceania estão livres de problemas.

Para o usuário comum, a perda de pacotes se traduz em lentidão ao acesso a sites, especialmente os que se encontram nas regiões afetadas.

Já a empresa Akami que é especializada em distribuir o tráfego pela sua estrutura de rede tem reportado que o índice de ataques a servidores aumentou 35% nas últimas 24 horas e como pode ser visualizado no gráfico abaixo é possível localizar as principais regiões de problemas. Note que estas regiões possuem concentrações de proxy e não servidores que estão tecnicamente sobre ataque.

Ataques segundo Akami
Ataques segundo Akami

Por enquanto não é possível precisar o nível de envolvimento e se de fato todos esses problemas estão sendo de fato causados pelo ataque de servidores propagado pelo Anonymous, mas é possível encontrar diversos sites ligados ao governo da China fora do ar, com deface em sua página principal alertando o mundo sobre o ataque.

Por hora só podemos esperar que o tráfego de Internet se normalize e que os fatos sejam apurados e que possíveis correções sejam aplicadas.

Fonte: Tecnoblog e Internet

Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.