Intel contra o Apple M1, quem vai vencer esta disputa?
Depois de boas análises é a vez da briga ficar séria: Intel contra o Apple M1, vendo que vai perder espaço a briga promete esquentar.
Com as primeiras análises dando vantagem ao Apple M1 a briga começou com a Intel contra o Apple M1.
Mesmo com diversos benchmarks dando vantagem ao novo chip da Apple, principalmente no que diz respeito ao consumo energético a Intel não se deu por vencida.
Vale lembrar que a Intel voltou a ser pressionada pela AMD no segmento de chips do padrão X86-64.
Enfrentar um adversário de outro padrão, poderá acarretar uma migração massiva para chips ARM.
Intel contra o Apple M1: a resposta da Intel
Assim que foram lançados os chips M1 mostraram bom desempenho, batendo de frente com chips Intel i7, o carro chefe no segmento de notebooks.
Com benchmarks mostrando a performance superior do M1 e por ainda possuir vantagens de baixo consumo energético, resultando mais tempo fora da tomada.
Como a Apple solucionou um dos grandes problemas da adoção de chips ARM, que é a compatibilidade com aplicativos compilados para o padrão X-86 todas as barreiras foram enfim superadas.
Resposta da Intel
Como resposta a Intel divulgou diversos benchmarks mostrando que os chips i7 possuem performance superior se comparados ao M1.
Os testes passavam por uso de jogos, onde o M1 levou vantagem, porém a Intel reforça que o MacOS possui poucos títulos disponíveis até o uso de aplicativos pré-determinados.
O fato é que os testes realizados pela Intel são suspeitos.
Não que sejam falsos, porém a Intel ajustou hardware e cenários de testes minuciosamente para favorecer seus processadores.
Até mesmo o emprego de software de inteligência artificial para otimizar o uso de bateria foi empregado pela Intel para otimizar os resultados em seu favor.