Governo garante smartphone com preços mais baixos
[ad#texto]
Parece que agora vai, fontes do governo divulgaram que realmente os preços dos smartphones irão cair, já a partir do final de abril.
Após uma discussão com a Fazenda foi acertado os últimos detalhes da medida de desoneração dos preços de smartphones e que segundo rumores o valor teto ficaria em R$ 1.500,00, o que iria garantir um desconto de até R$ 499,00 dependendo do modelo. Uma medida bem vinda, visto que já passamos por diversas ações para melhoria da estrutura da telefonia móvel, nada mais justo que rebaixar os preços dos smartphones para que mais clientes sejam gerados e a economia inicie um círculo virtuoso no mercado mobile.
A medida ainda não foi divulgada por completo, mas seria interessante que cláusulas de obrigação fossem impostas para as empresas, para que situações como o caso da Apple e Foxconn não se repetissem, onde a Apple trouxe a Foxconn para montar smartphones no Brasil e com isso obteve redução de alguns impostos e não repassou o desconto para o preço final do iPhone, o que resultou em uma maior margem de lucro para a própria Apple.
Seria bem interessante que o governo adicione um dispositivo de contrapartida na lei onde caso a empresa fabricante não repassa-se o valor da redução para o preço final dos produtos os impostos voltariam a ser cobrados na sua integralidade, nada mais justo.
Medidas de desoneração e estruturação também estão em estudos para serem aplicados nas futuras redes 4G.