Google x Flash


Por mais que designers gostem da utilização do Adobe Flash para suas criações Web é notório os problemas que esta ferramenta apresenta quando o assunto é alteração constante de textos ou indexação pelo Google. Por isso vários profissionais tem a brilhante idéia de construir duas versões de um projeto Web, uma utilizando o Flash e a outra não.

Eu não acho nem de longe a opção de duas versões de um mesmo projeto Web pelos seguintes motivos:

  • É muito difícil manter as duas versões, são o dobro de trabalho, código, tratamento de imagens e reunião com os clientes (isso quando o cliente não quer que ambas as versões sejam exatamente iguais, se forem para serem iguais em faço utilizando xHTML + CSS e pronto);
  • A opção de escolha mata a usabilidade para o cliente;
  • Aumento de custos para o desenvolvimento do projeto.

Outro ponto contra o Flash é que ele necessariamente precisa de um plugin instalado no browser para funcionar e isso faz do desenvolvedor e cliente de certa forma refém da Adobe (isso sem contar a salada que a Microsoft vai fazer com o Silverlight).

Devido a toda essa confusão o Google e a Adobe tem unido forças para permitir uma indexão coerente do Flash, tanto isso é fato que recentemente o Google portou o código do Analytic para Action Script 3 (a linguagem de programação do Flash) para permitir o retorno de informações de acesso do Flash. Embora seja já algum resultado obtido ainda muita coisa precisa ser feita sobre o tema.

A melhor saida ainda é utilizar outras tecnologias para a construção de um projeto Web (xHTML, CSS, JavaScript, etc) e reservar ao Flash o desenvolvimento de elementos para expandir a integração visual da sua proposta de projeto e não basear todo o seu projeto no Flash.

Petter Rafael
Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 322 outros assinantes

Busca

setembro 2020
DSTQQSS
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930 

Categorias