Google revela bugs no Windows
O Google revela bugs no Windows e acende uma rixa antiga com a Microsoft que tem considerado a atitude do Google antiética.
[ad#texto]
Como o Windows é o sistema operacional mais presente em computadores ao redor do mundo é fato que ele também é o mais visado e somando a isso o seu tempo de vida e as diversas funções é claro que diversos bugs foram surgindo ao longo do caminho e agora o Google revela bugs no Windows.
Na verdade foram dois bugs descobertos em um curto intervalo de tempo pelo Project Zero, que é um projeto de pesquisa em segurança realizada pelo Google, e que ao descobrir um falha de segurança envia uma notificação para a empresa responsável e aguarda 90 dias pela correção para então divulga-la na mídia especializada.
A primeira falha foi divulgada no dia 31 de dezembro de 2014 então presume-se que ela foi descoberta no final de setembro do mesmo ano, a Microsoft parece não ter se importado muito com esta divulgação, mas o problema acontece que ontem o Google divulgou mais uma falha de segurança que havia sido descoberta no dia 13 de outubro e ao que tudo indica esta falha seria corrigida no pacote de update da Microsoft chamado de Patch Tuesday que deverá ser disponibilizado amanhã.
Google revela bugs no Windows: a briga de gigantes
A Microsoft chamou a divulgação desta última falha de “pegadinha” e defende que todas as falhas de segurança somente sejam divulgadas quando uma correção for liberada, para evitar pressão desnecessária sob a equipe de desenvolvimento.
Segundo o Google a divulgação ocorre somente após 90 dias da descoberta por ser um tempo justo para que a equipe de desenvolvimento implemente uma correção e também porque os consumidores tem o direito de saber sobre detalhes e possíveis problemas com os seus produtos, no caso um software.
Seguindo a lógica da Microsoft fica evidente que a bronca maior é porque eles simplesmente querem todo o tempo do mundo para implementar ou não uma correção, esquecendo-se que independente de ser divulgada ou não, uma falha de segurança pode ser descoberta porque hackers que por ventura podem se aproveitar para implementar um ataque.
Divulgando descobertas como esta é uma forma de pressionar para que a empresa responsável pelo software dê a devida atenção ao problema e que uma correção seja de fato efetuada.
Enquanto os ânimos não esfriando o Google revela bugs no Windows e parece que não vai parar por aí.