Google Now e as redes wi-fi

[ad#texto]

Quem acompanha as notícias deve se lembrar que alguns meses atrás descobriram que os carros que mapeavam as cidades para o Google Street View faziam mais do que apenas tirar fotos, eles também capturavam dados das redes wi-fi e em alguns casos acessavam para ver o fluxo do tráfego de dados. Total invasão de privacidade.

Na ocasião o Google pediu desculpas publicamente e garantiu que tal situação não iria mais ocorrer.

O tempo passou, o Google Now chegou e está aos poucos mostrando sua utilidade e conquistando diversos fãs, foi então que notei uma situação no mínimo estranha.

Ao desligar o acesso wi-fi de seu gadget Android e abrir o Google Now você poderá notar uma mensagem pedindo (educadamente) para que você ative seu acesso wi-fi, mesmo que esteja fora do alcance de sua rede wi-fi, pois isso irá ajudar o Google Now na coleta de informações.

Vamos analisar o caso, pelo que eu saiba não existe um cadastro mundial de redes wi-fi disponíveis, para que o Google Now utilizasse o nome da rede como auxilio de localização e pelo que sei nenhuma rede iria passar informações de sua estrutura e localização de forma passiva e consentida, afinal tais dados são sensíveis e poderiam comprometer a sua segurança.

Pelo que pude ver parece que alguém está tendo uma recaída wireless, se é que me entendem.

Petter Rafael
Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 324 outros assinantes

Busca

julho 2020
DSTQQSS
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 

Categorias