Google multado novamente

[ad#texto]

O Google foi novamente multado por uma comissão de Hamburgo sobre privacidade e direito à livre informação e novamente o motivo é a coleta de dados sem autorização pelo Google Street View.

A comissão que vinha investigando o Google desde o ano de 2010 detectou que ao percorrer as ruas das cidades os veículos do Google Street View fazia mais do que simplesmente tirar fotos, ele detectava redes wi-fi sem senha (realmente não sei o motivo de alguém deixar um roteador wi-fi fornecendo acesso sem nenhum tipo de segurança) e coletava dados pessoais como fotos, texto de chats e e-mails.

Carro do Google Street View
Carro do Google Street View

A multa teve seu valor inicial de 300 mil Euros diminuído para 175 mil Euros pois o Google conseguiu convencer que a coleta de dados ocorria por um “engano” e não foi intencional, de qualquer forma ambos os valores são mínimos se comparados aos 14 bilhões de dólares de lucro do Google.

Além de pagar a multa o Google também foi obrigado a deletar todos os dados coletados.

Mas o principal é que fica claro que o usuário não está preparado para gerir sua própria segurança on-line e nem está preocupado com isso e que o Google possui sérias falhas de segurança.

Petter Rafael
Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 323 outros assinantes

Busca

agosto 2020
DSTQQSS
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031 

Categorias