Google intimado por causa do Street View
[ad#texto]
Lembram-se que há algum tempo atrás houve a descoberta que os carros do Street View estavam coletando informações de redes wi-fi? Na época o Google assumiu a culpa e justificou alegando que o Google Street View somente coletava informações de redes wi-fi abertas, mas parece que tal declaração não foi o bastante.
Agora em tempos de PRISM e guerra contra as pirâmides a justiça brasileira concedeu liminar para que o Google explique a coleta de dados pela Street View em 2010 (a época do escândalo do wi-fi), com isso estimasse que detalhes sobre a forma, quantidade e destino dos dados sejam esclarecidos.
Até onde se sabe até 2010 o Google utilizava esta coleta do Street View para melhorar seu mecanismo de geolocalização (especialmente para o Android) e que após todo este problema ele deixou de utilizar os carros do Street View e passou a utilizar os próprios smartphones com Android para realizar tal tarefa (se quiser testar, desative o seu wi-fi e acesso o Google Now, verá um aviso para ativar o wi-fi para melhorar a sua localização, é isso que o Google utiliza para refinar seus serviços).
O Google divulgou que na época todas as dúvidas e problemas foram sanados e que ainda não recebeu nenhuma notificação da justiça brasileira.
Como o Google de uma forma ou outra colaborou com o PRISM e que o recente fato de que o Brasil era alvo prioritário de espionagem por parte dos EUA é provável que o governo federal esteja tomando este tipo de atitude para criar um ambiente insalubre o bastante para que as demais empresas não venham a se valer de sua presença em território nacional para coletar e posteriormente repassar dados de brasileiros ferindo assim tratados internacionais de privacidade.