Google entra na compra da Yahoo pela Microsoft.
Realmente fusões entre empresas sempre geram controvérsias, e a fusão da vez é a oferta pública que a Microsoft fez pela Yahoo – oferta essa 62% maior que o valor de mercado – e o Google já se manifestou e alegou que a Microsoft pretende fazer com a Internet o mesmo que fez com o mercado de PC´s a anos atrás.
Realmente o Google está com um pouco de razão, realmente a Microsoft comprando a Yahoo pretende se fortalecer no mercado de Internet e quem sabe ultrapassar o Google – que hoje é o líder nesse segmento – e passar a liderá-lo. Porém devemos analisar alguns fatos:
- Em uma época sem Internet e com plataformas totalmente fechadas, a recém fundada Microsoft ultrapassou os líderes dessa mercado e popularizou os microcomputadores reduzindo o seu custo. Sem a Microsoft empresas como Xerox e IBM estariam até hoje colocando o preço de PC´s nas alturas;
- O Google realmente não quer perder o seu trono de líder na Internet;
- A Yahoo já pode ser considerada como massa falida.
Se pensarmos bem o Google não quer salvar o planeta questinando a compra da Yahoo e a Microsoft nem é a grande vilã comprando a Yahoo, ela apenas quer liderar um mercado em que a sua participação é mínima. Quem sabe não seja mais sadio deixar a Microsoft comprar a Yahoo, pois assim teremos duas grandes empresas brigando pela ponta nesse mercado o que pode trazer mais inovações e serviços para os usuários da Internet.