Google divulga solução para o rastreamento wi-fi

[ad#texto]
Este ano foi descoberto que durante o mapeamento para o Street View e assemelhados o Google capturava as redes wi-fi disponíveis e caso a rede estive com segurança baixa podia inclusive coletar dados, o pessoal da Europa que é de fato cismado com essa tal de privacidade foram os primeiros a gritarem, na época o Google emitiu nota falando de sua política de privacidade, mas não teve jeito, a coisa pegou mal mesmo.

Esta semana o Google divulgou uma “solução” (isso mesmo, entre aspas), no melhor estilo POG, o Google instruiu que todos utilizem após o SSID da sua rede wireless a expressão ‘_nomap’ para que a sua rede não seja monitorada e mapeada e consequentemente divulgada por algum dos serviços do Google.

De toda essa história podemos analisar que:

  • O Google de fato é muito presunçoso, afinal com esta tal solução ele implicitamente diz: “se vire, senão eu monitoro mesmo”;
  • É convencido, pois na mesma nota ele diz que todas as empresas com solução de rastreamento semelhante aos serviços do Google que adotem a mesma política, ou seja, quer criar padrão no mercado com uma solução porca;
  • Não sei o porquê de tanto alvoroço, afinal se o carro do Google Street View passar em frente de casa verá apenas um SSID que não indica nada (não é pessoal) e mais nada, não sei que mal tem nisso.

De fato o Google quer continuar rastreando, pois é certo que a grande maioria dos usuários não vão alterar o SSID de suas redes, ou porque não sabem faze-lo ou simplesmente porque não tem a mínima noção deste caso, e caso alguém reclame o Google joga a culpa de volta para o usuário alegando que solução tem o usuário que não sabe aplicar.

Afinal, se o Google quisesse de fato resolver a questão ele pediria que todos os interessados alterassem o SSID de suas redes wireless com um adicional como, por exemplo ‘_map’ indicando que querem implicitamente ser mapeados pelos Google ou qualquer outro serviço.

Petter Rafael
Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 325 outros assinantes

Busca

julho 2020
DSTQQSS
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 

Categorias