Google ameaça o governo chinês


O Google está presente desde 2006 em território chinês, e desde então sofre diversos tipos de sanções devido as restrições impostas pelo controlador governo chinês ao acesso a conteúdo no país.

Interessado no potencial de ganhos do mercado asiático o Google tem tolerado e até aceitado as restrições, realizando diversas alterações em seus serviços, mas parece que o copo da tolerância do Google encheu e a gota d´água chegou.

Após um ataque de hackers aos seus serviços de e-mail, afetando inclusive a infraestrutura do Google roubando capital intelectual, teve um desfecho digno do governo chinês: dados e conteúdo de diversos ativistas pró direitos humanos da China foram roubas e segundo o Google esse era o principal objetivo do ataque.

Devido a esses fatos tanto o Google quanto o governo norte-americano, tanto que irão pedir explicações formais do governo chinês sobre o ocorrido, entendem que isso ou foi obra direta do governo chinês ou foi influenciado por este.

Também foi divulgado que 20 grandes empresas também foram alvos de ataques semelhantes o que levou a abertura de todo um investigação, talvez isso que presenciamos seja o começo de uma nova modalidade de espionagem (vide 007).

Agora o Google ameaça fechar o seu negócio na China e diz que irá rever toda a censura imposta (e aceita) nos resultados de busco do domínio google.cn, ou seja, de imediato o Google irá contra-atacar o governo chinês onde eles mais temem: no conteúdo.

Reduzindo ou mesmo excluindo toda a censura imposta pelo governo chinês o Google pode fornecer conteúdo de forma ampla, que segundo as leis chinesas é ilegal, significando um bela alfinetada no pé do governo chinês.

Vamos aguardar os próximos capítulos.

Petter Rafael
Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 324 outros assinantes

Busca

julho 2020
DSTQQSS
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 

Categorias