Golpes por SMS: Anatel promete tomar ações para coibir prática
Após alta incidência de golpes por SMS no período de Natal Anatel promete tomar ações ainda em janeiro para coibir a prática.
Na época de Natal golpes por SMS atingem recorde e preocupam Anatel pela alta probabilidade de sucesso.
Um golpe enviado por SMS foi amplamente difundido na época do Natal, fazendo apelo a troca de pontos, aproveitando o final de ano.
Devido ao refinamento da mensagem, embora seja impossível mensurar corretamente a taxa de sucesso, é provável que muitas pessoas tenham sido enganadas.
Golpes por SMS: Anatel promete tomar ações para coibir prática
Usualmente a mensagem recebida é a seguinte:
O que chama a atenção é que todas as mensagens enviadas acertaram corretamente os nomes das vítimas, ou seja, dos prováveis milhões de mensagens enviadas todas tinham o vínculo número de telefone com nome corretos.
Essa mensagem foi enviada de um remetente conhecido por números especiais (os chamados short codes) e são disparados em massa.
Um serviço de disparado de mensagens SMS em massa é simples (e relativamente barato) de ser contratado.
O superintendente de Controle de Obrigações, Gustavo Santana, explica que a Anatel está apurando esses casos para identificar as fragilidades do sistema.
Embora sem detalhar, Gustavo Santana informa que ainda em janeiro ações serão tomadas para que esse tipo de golpe seja freado.
Sem conseguir mensurar corretamente o alcance do golpe é provável que milhares de vítimas tenham sido lesadas neste fim de ano.
Obviamente o Dotz e Banco do Brasil não possuem qualquer relação com a mensagem enviada.
É provável que a Anatel proiba a emissão de novos short codes até que o setor esteja sob controle e regularizado, assim como ocorre com o segmento de 0800.
De qualquer forma, ao receber um SMS com um texto semelhante não clique no link enviado e apague a mensagem.