Finalmente o iOS 7

[ad#texto]

Finalmente a Apple o seu iOS 7, mostrando que realmente os rumores sobre o Flat design eram verdadeiros, porém algumas coisas foram notadas (mais notadas do que a própria Apple desejaria que fosse).

Finalmente a multitarefa real foi implementada para todos os aplicativos, nada de uma experiência limita a poucos escolhidos da Apple, de quebra ainda existe a promessa de que isso não irá aumentar o gasto energético, realmente eu queria saber como já que agora é tecnicamente possível que mais de um App seja executa (de fato) simultaneamente. Nota: a tela de gerenciamento da multitarefa ficou a la Windows Phone.

Será o iOS7, Android ou Windows Phone?
Será o iOS7, Android ou Windows Phone?

Um novo Safari também será apresentado no iOS 7 e a maior novidade é o facelift, que diga-se de passagem lembra bastante um outro browser do concorrente, alguns recursos sobre pontuar para ler depois e acesso direto ao favoritos também foram adicionados. Nota: o Safari ficou com cara de Google Chrome.

A maior novidade da câmera no iOs 7 é a possibilidade de adição de filtros, coisa que tantos outros Apps já fazem a muito tempo, realmente a Apple deveria ter caprichado muito mais neste quesito.

O Siri ganhou também uma voz masculina e a integração com algumas redes sociais, é possível que este recurso seja aprimorado para que utilize os seus hábitos nas redes sociais para adquirir mais inteligencia para interagir com você.

O novo centro de controle de configurações rápidas que a Apple implementou no iOS 7 foi praticamente uma cópia, está certo que existe a máxima “nada se cria e tudo se copia”,  mas não é de bom tom elevar isso a máxima potência, principalmente quando se copia o seu maior concorrente descaradamente. O Control Center ficou a la Android.

No próximo ano algumas montadoras vão integrar o iOS 7 a alguns modelos de veículos, a conexão e inteligencia na troca de informações com o seu iPhone será via Siri, porém a Apple não divulgou muita coisa a respeito.

As alterações que a Apple promoveu no iOS 7 eram mais do que necessárias, porém a impressão que passou foi que capturaram elementos do Android, Windows Phone e até do moribundo Symbian colocaram tudo dentro de um HD e balançaram e no final deram o nome de iOS 7 a esta mexida.

A Apple não inovou em nada, trouxe recursos apenas para atualizar um defasado iOS mas ainda não o coloca tecnicamente ao nível de lutar com o Android e com o Windows Phone e diga-se de passagem que tanto o Android quanto o Windows Phone irão lançar novas versões no final deste ano.

O mérito da Apple para o iOS fica todo a cargo da equipe de marketing que terá que trabalhar duro para que a marca seja estabelecida pelo seu status quo e não pelas suas características técnicas.

Outra decepção para os donos de iPhones, iPads e iPods, nem todos estes brilhantes recursos do novo iOS estarão disponíveis a todos os gadgets que receberem a atualização.

Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.