Finalmente lançado Chrome OS


Finalmente o primeiro beta público do Chrome OS foi lançado pelo Google, a princípio a interface decepciona, mas a projeção é que seja melhorada até a versão final.

Chrome OS lançado pelo Google
Chrome OS lançado pelo Google

Agora observem a tela que deverá ser a versão final do Chrome OS:

Como será o futuro Chrome OS
Como será o futuro Chrome OS

Bem melhor que a versão lançada essa semana pelo Google.

Com esse lançamento podemos tirar algumas conclusões sobre o Chrome OS, no que diz respeito a interface o Google terá ainda muito trabalho pois existe um hiato muito grande entre a versão lançada essa semana e a possível versão final.

Outro ponto é que no Chrome OS não será possível instalar aplicativos locais, ou seja, tudo será utilizado via aplicativos Web (web apps), como por exemplo aplicações do pacote Office, ou você utiliza produtos on-line ou nada feito. Instalar o OpenOffice? Nem pensar (pelo menos por enquanto).

Quanto a essa nova visão do Go0gle sobre a forma do Chrome OS lidar com aplicativos ou o Google acerta muito fazendo isso e terá um sucesso enorme ou vai errar miseravelmente e ver o seu Chrome OS sucumbir no meio da concorrência.

Para quem é fã do Google pode até pensar que será um sucesso imediato, mas vale lembrar que apesar do relativo sucesso do browser Chrome ele ainda não é páreo para derrubar o Internet Explorer ou o Firefox que já estão muito mais consolidados (pelo jeito ele só ganhou do Opera mesmo, mas esse ninguém utiliza).

Por hora o negócio é o Google curtir e aproveitar o hype que ele conseguiu gerar em torno do lançamento do beta do Chrome OS e começar a analisar o mercado para ver como ele aceitará essa nova visão do Google sobre sistemas operacionais e principalmente como a concorrência, leia-se Microsoft, reagirá (existem boatos que a Microsoft está desenvolvendo um sigilo um novo sistema operacional não baseado no Windows utilizando o conceito de núcleo mínimo – MinWin – e outras coisas mais).

Petter Rafael
Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 323 outros assinantes

Busca

setembro 2020
DSTQQSS
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930 

Categorias