Finalmente lançado Chrome OS
Finalmente o primeiro beta público do Chrome OS foi lançado pelo Google, a princípio a interface decepciona, mas a projeção é que seja melhorada até a versão final.
Agora observem a tela que deverá ser a versão final do Chrome OS:
Bem melhor que a versão lançada essa semana pelo Google.
Com esse lançamento podemos tirar algumas conclusões sobre o Chrome OS, no que diz respeito a interface o Google terá ainda muito trabalho pois existe um hiato muito grande entre a versão lançada essa semana e a possível versão final.
Outro ponto é que no Chrome OS não será possível instalar aplicativos locais, ou seja, tudo será utilizado via aplicativos Web (web apps), como por exemplo aplicações do pacote Office, ou você utiliza produtos on-line ou nada feito. Instalar o OpenOffice? Nem pensar (pelo menos por enquanto).
Quanto a essa nova visão do Go0gle sobre a forma do Chrome OS lidar com aplicativos ou o Google acerta muito fazendo isso e terá um sucesso enorme ou vai errar miseravelmente e ver o seu Chrome OS sucumbir no meio da concorrência.
Para quem é fã do Google pode até pensar que será um sucesso imediato, mas vale lembrar que apesar do relativo sucesso do browser Chrome ele ainda não é páreo para derrubar o Internet Explorer ou o Firefox que já estão muito mais consolidados (pelo jeito ele só ganhou do Opera mesmo, mas esse ninguém utiliza).
Por hora o negócio é o Google curtir e aproveitar o hype que ele conseguiu gerar em torno do lançamento do beta do Chrome OS e começar a analisar o mercado para ver como ele aceitará essa nova visão do Google sobre sistemas operacionais e principalmente como a concorrência, leia-se Microsoft, reagirá (existem boatos que a Microsoft está desenvolvendo um sigilo um novo sistema operacional não baseado no Windows utilizando o conceito de núcleo mínimo – MinWin – e outras coisas mais).