Escolas dos EUA testam o uso do iPad
[ad#texto]
Algumas escolas dos EUA começaram a comprar iPad´s da Apple e estão distribuindo entre os alunos e professores. A medida, ainda em caráter de teste, visa melhorar o sistema de ensino e aprendizado.
Melhora o ensino, pois posiciona os professores ante a tecnologia atual e vai permitir o uso intensivo de Internet e outros meios de comunicação facilitando pesquisas acadêmicas e o contato com os alunos e melhora o aprendizado, pois tem a chance de imergir os alunos, mesmos os mais rebeldes, no estudo por meio de interação, games e demais artifícios eletrônicos. Por fim, o iPad por si só não irá conseguir nada, porém se for utilizado com inteligência pode revolucionar o método tradicional de ensino, trazendo já como medida imediata a eliminação dos velhos e pesados livros, o que significa menos peso para os alunos, conteúdos mais atuais e mais fáceis de serem atualizados e no longo prazo redução de custos (vocês já viram o custo de impressão e distribuição de um livro didático?).
A medida, porém já tem despertado a ira dos mais tradicionalistas, pois alegam que não tem embasamento científico, porém esqueceram que o embasamento científico do uso de livros remonta a antiguidade da humanidade, já temos recursos melhores e devemos já substituí-los.
A ala tradicional também tem a ideologia que basta apontar o chicote e forçar os estudantes a estudar na marra, isso só gera adultos frustrados e incapazes de tomar decisões e inovar, pois foram sabatinados e sempre obedecer sem questionar, tirando o que todos já sabem que se produz mais estando feliz e motivado com o que faz, e com o estudo é o mesmo.
Um exemplo de como a tecnologia e a imersão no mundo virtual pode ajudar, motivar e acelerar o processo de estudo. Quando eu tinha 13 anos à febre dos jogos de estratégia era o recém-lançado Age of Empires, um dos primeiros esforços da Microsoft no mundo dos games.
Como o jogo baseia-se em estratégia estimula o raciocínio lógico e a tomada de decisões, porém para derrotar o inimigo eu precisava conhecê-los e como fazer isso? Estudando as civilizações do jogo e suas características. A principio eu li todo o descritivo do game sobre cada nação, não ficando satisfeito eu busquei mais informações sobre as civilizações e o que eu estava fazendo? Estudando história, geografia e português/inglês (nem todo o material que eu lia era em português).
Além de eu ter melhorado significativamente nas matérias acima eu ainda trouxe bagagem para a vida profissional, pois quando gerencio projetos de desenvolvimento de software tenho visão estratégica e tomada de decisões estimuladas pelo jogo de anos atrás.
O jogo eu comecei por brincadeira, somente anos mais tarde percebi o que eu tinha ganhado além das horas de diversão, tudo isso sem nenhum pedagogo ou profissional da área acompanhando e nem embasamento científico, agora imaginem a tecnologia de imersão sendo aplicada de forma direcionada e por profissionais com o uso do iPad, o ganho para alunos e sistema de ensino será enorme.