Erro ao instalar o PHP com o Apache

[ad#texto]
Eu me lembro de que antigamente era um parto de cavalo instalar o PHP como módulo no Apache, seja no Linux como no Windows, era preciso fazer o download do instalar (.exe) do Apache e depois instalamos, isso é simples e temos em questão de segundos um servidor Web funcionando.

Se quisemos ter o PHP era preciso fazer o donwload do PHP, descompactar para alguma pasta e depois editar o arquivo httpd.conf que é um arquivo texto que mantém todas as configurações do Apache, era preciso edita-lo manualmente para fazer o Apache subir o PHP como um módulo seu junto com o start do seu próprio serviço. Era uma coisa chata e muito propensa a erros, ainda mais se fosse executada por iniciantes.

Nota: nem vou citar alguns instaladores tudo em um (Apache e PHP juntos), como por exemplo, o Xamp, pois geralmente as configurações padrões tanto do Apache como do PHP são alterados e isso vai atrapalhar você quando for executar qualquer aplicação, pois o seu comportamento será diferente do habitual.

Voltando ao assunto, passados alguns anos o PHP agora também pode ser instalado a partir de um arquivo executável, que, aliás, no final da instalação o próprio instalador já adiciona as linhas necessárias no arquivo httpd.conf. Tudo muito lindo se funcionasse bem.

O instalador do PHP adiciona 3 linhas no final do arquivo httpd.conf (nem vou colocar as linhas aqui pois elas mudam devido a várias condições da instalação), mas posso afirmar que diversas vezes ocorrem erros.

O que fazer então?

Em primeiro lugar apague as 3 linhas que o instalador do PHP adicionou, depois você irá precisar editar o arquivo httpd.conf manualmente e para isso você precisa ser o administrador do sistema.

Agora adicione a seguinte linha no httpd.conf:

LoadModule php5_module "c:/PASTA_INSTALACAO_PHP/php5apache2_2.dll"

Agora no trecho:

<IfModule dir_module/>
DirectoryIndex index.html
<IfModule/>

Altere para:

<IfModule dir_module/>
DirectoryIndex index.html index.php
<IfModule/>

E agora é só precisamos dar um stop e depois um start no monitor do Apache que tudo irá funcionar.

Nota 1: algumas pessoas simplesmente acionam o restart no monitor do Apache o que em teoria iria parar e subir o servidor novamente, já com as novas alterações, porém ao realizar esse procedimento o servidor continua com a configuração antiga, isso ocorre devido a uma questão que ocorre com o Apache e com outros servidores também, talvez alguma coisa relacionada ao seu sistema de cache, que o faz mesmo após o restart subir com as configurações antigas embora o seu arquivo de configurações esteja atualizado, por isso é recomendável parar o servidor no stop e após alguns seguintes volta-lo ao ar utilizando o start.

Esse problema no instalador ocorre somente na plataforma Windows (pelo menos eu nunca vi ocorrer no Linux), e se você for usuário de alguma distribuição Linux ela terá os pacotes prontos para instalação e configuração padrão automáticos no seu gestor de repositório (o famoso Synaptic para a galera do Ubuntu).

Nota 2: esse processo automático somente é interessante em ambientes de testes e desenvolvimento, onde o foco não é a configuração perfeita do servidor, para ambientes de produção é recomendável que somente profissionais qualificados e com amplo conhecimento da  área para evitar futuras dores de cabeça, principalmente com a questão de segurança.

Petter Rafael
Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 323 outros assinantes

Busca

setembro 2020
DSTQQSS
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930 

Categorias