Em setembro o Flash vai morrer de vez
Mais uma pá de cal, em setembro o Flash vai morrer de vez, pois o Google Chrome vai desabilitar seu uso automático e tudo passa para as mãos do usuário.
[ad#texto]
Quem viveu a internet nos anos 90 deve se lembrar das animações feitas em Flash, que os computadores da época penavam para exibir com o mínimo de decência, todos tinham paciência com ele, afinal uma internet rica somente usando Flash, mas em tempos de HTML5 seu reinado definitivamente acabou, em setembro o Flash vai morrer de vez.
O Firefox mesmo já vinha bloqueando conteúdo em Flash, exibindo somente sob demanda do usuário, na ocasião muito se falou, mas realmente era apenas a primeira pá de cal nesta tecnologia que infernizava desenvolvedores e analistas de SEO (alguém aí consegue fazer o Google indexar texto dentro de uma animação?).
Em setembro o Flash vai morrer de vez: a hora do Google Chrome
Finalmente chegou a vez do Google Chrome agir contra o Flash, a partir de amanhã qualquer conteúdo em Flash não solicitado não será automaticamente reproduzido e o usuário passará a obrigatoriamente autorizar a sua reprodução através do clique do mouse.
Resumindo, uma pá e tanto de cal para que profissionais e empresas parem de insistir em utiliza-lo na publicação de conteúdo rico na internet, afinal temos o HTML5 para suprir a lacuna que será deixada pelo Flash.
Adicionalmente não é somente no Chrome que o Google toma ações contra o Flash, deixar de usa-lo no Youtube passando a utilizar HTML5 como default já havia sido um duro golpe, agora veio o golpe final.
Em setembro o Flash vai morrer de vez: quem não gosta muito
É claro que a Adobe não tem gostado muito desta história toda, afinal, desde que comprou a tecnologia da finada Macromedia o Flash vem recebendo toneladas de críticas e o seu uso declinando.
Em partes toda esta gana para a extinção completa do Flash é culpa da própria Adobe que tem se negado ao longo dos anos a aperfeiçoar e melhorar a sua tecnologia, tentando ditar regras em um mercado que vem se negando a aceita-la de forma massiva.
Flash, descanse em paz.