Em setembro o Flash vai morrer de vez

Mais uma pá de cal, em setembro o Flash vai morrer de vez, pois o Google Chrome vai desabilitar seu uso automático e tudo passa para as mãos do usuário.

[ad#texto]

Em setembro o Flash vai morrer de vez
Em setembro o Flash vai morrer de vez

Quem viveu a internet nos anos 90 deve se lembrar das animações feitas em Flash, que os computadores da época penavam para exibir com o mínimo de decência, todos tinham paciência com ele, afinal uma internet rica somente usando Flash, mas em tempos de HTML5 seu reinado definitivamente acabou, em setembro o Flash vai morrer de vez.

O Firefox mesmo já vinha bloqueando conteúdo em Flash, exibindo somente sob demanda do usuário, na ocasião muito se falou, mas realmente era apenas a primeira pá de cal nesta tecnologia que infernizava desenvolvedores e analistas de SEO (alguém aí consegue fazer o Google indexar texto dentro de uma animação?).

Em setembro o Flash vai morrer de vez: a hora do Google Chrome

Finalmente chegou a vez do Google Chrome agir contra o Flash, a partir de amanhã qualquer conteúdo em Flash não solicitado não será automaticamente reproduzido e o usuário passará a obrigatoriamente autorizar a sua reprodução através do clique do mouse.

Resumindo, uma pá e tanto de cal para que profissionais e empresas parem de insistir em utiliza-lo na publicação de conteúdo rico na internet, afinal temos o HTML5 para suprir a lacuna que será deixada pelo Flash.

Adicionalmente não é somente no Chrome que o Google toma ações contra o Flash, deixar de usa-lo no Youtube passando a utilizar HTML5 como default já havia sido um duro golpe, agora veio o golpe final.

Em setembro o Flash vai morrer de vez: quem não gosta muito

É claro que a Adobe não tem gostado muito desta história toda, afinal, desde que comprou a tecnologia da finada Macromedia o Flash vem recebendo toneladas de críticas e o seu uso declinando.

Em partes toda esta gana para a extinção completa do Flash é culpa da própria Adobe que tem se negado ao longo dos anos a aperfeiçoar e melhorar a sua tecnologia, tentando ditar regras em um mercado que vem se negando a aceita-la de forma massiva.

Flash, descanse em paz.

Petter Rafael
Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 322 outros assinantes

Busca

setembro 2020
DSTQQSS
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930 

Categorias