Diminuindo o consumo de bateria no Android

[ad#texto]

Para todos aqueles que possuem smartphones executando o Android e em especial para aqueles que utilizam a CyanogenMod 9 ou superior, aqui vai uma dica para reduzir o consumo da bateria, principalmente em stand by.

Nota: os procedimentos aqui descritos foram testados, porém não nos responsabilizamos por danos ou perda de dados. Faça sempre o backup dos seus dados.

Antes alguns esclarecimentos, para aqueles que executam a CyanogenMod 9, ela possui 3 níveis de velocidades onde o sistema vai alternando dependendo da exigência do sistema em cima do processador e para cada velocidade desta temos um valor de Vsel, o Vsel é basicamente (e de forma bem simples) o quanto de energia será enviada para o processador para determinada velocidade (clock).

Para quem utiliza a CyanogenMod 10 ou superior, a lógica é a mesma, porém existem 4 níveis de velocidades.

Para quem ainda não notou, é também nesta opção do Boot que controlamos o possível overclock do seu processador, então cuidado ao aumentar o clock, você poderá diminuir a vida útil do processador do seu smartphone.

Vamos então começar a configuração, reinicie o seu smartphone e selecione a opção Menu de Boot, assim ao reiniciar ao invés de carregar o Android você entrará no modo de Boot, agora vá para CPU Settings.

Em Scaling modifique para SMARTASS, logo abaixo você verá a listagem de clocks (que listará +clk1, +clk2, +clk3 e +clk4), não precisará alterar nada na listagem de clocks, a não ser que queira realizar overclock por sua conta e risco.

Agora é que vem a parte interessante, geralmente a configuração default da CyanogenMod envia muita energia para os estágios mais baixos de clock do processador, assim em operações de baixa intensidade ou em stand by o seu smartphone irá consumir muita bateria, vamos então reduzir o Vsel obedecendo a seguinte conta (clock / 20) + 1. Lembrando que o +Vsel1 é para o +clk1 e assim por diante.

Ao finalizar todas as alterações, vá rolando a tela para baixo até encontrar a opção Save.

Reinicie o seu smartphone.

Caso o seu smartphone fique em Loop reiniciando ou ele apresente reinícios aleatórios, basta ir aumentando gradualmente o Vsel até obter a estabilidade do seu Android.

Petter Rafael
Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 323 outros assinantes

Busca

agosto 2020
DSTQQSS
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031 

Categorias