Descompilando sua aplicação Java

[ad#texto]

Alguns sabores do Java podem rapidamente se transformarem em dissabores, falo isso da característica do Java de reverter à compilação em bytecode retornando facilmente o código-fonte.

Isso é bom, porque por mais backup e versionamento que façamos sempre existe o risco de algo catastrófico acontecer e perdermos o código-fonte, com o JavaD podemos então volta os códigos-fonte sem maiores problemas, mas isso pode ser um problema grave, pois vários desenvolvedores sofrem com o roubo de seus códigos-fonte entregues compilados, tudo isso por ao entregar um projeto devidamente compilado (em .class ou .jar) o mesmo pode ser descompilando e todo o código-fonte literalmente roubado e utilizado em outros projetos por outras equipes sem o consentimento do verdadeiro criador.

Esqueçamos por hora a parte negativa, vamos nos concentrar no fato de que precisamos recuperar um código-fonte perdido, ao invés de ficar descompilando via linha de comando temos o excelente JD-Gui que faz todo o trabalho via interface visual.

Existem três versões do JD-Gui disponíveis para download, seriam elas para Windows, Linux e Mac.

JD-Gui em ação
JD-Gui em ação

Bem fácil de utilizar, basta apontar o arquivo que será descompilado, seja ele um .jar, .zip ou .class, o JD-Gui irá fazer todo o trabalho exibindo para você todo o código-fonte, seja ele de todo um projeto ou de um simples arquivo.

Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.