Cuidado, você está sendo espionado: conheça a nova praga digital

Cuidado, você está sendo espionado: conheça a nova praga digital

Cuidado, você está sendo espionado por uma nova categoria de ameaça digital surgida recentemente e que tem trazido uma série de problemas.

Cuidado, você está sendo espionado: conheça a nova praga digital
Cuidado, você está sendo espionado: conheça a nova praga digital

Você está sendo espionado por um novo tipo de malware que surgiu recentemente e tem trazido diversos problemas de privacidade.

Desde o surgimento do primeiro vírus de computador eles evoluíram muito e de forma rápida e agora são classificados em diversas categorias.

Agora uma nova categoria surgiu, os chamados stalkerware infectam smartphones com o objetivo único de espionar você.

Cuidado, você está sendo espionado: conheça a nova praga digital

Atualmente os vírus do tipo stalkerware são o maior perigo para a privacidade e dados que podemos enfrentar.

Basicamente, essa nova ameaça pode ser entendida como “vírus-stalkers” que são colocados dentro de celulares por alguém que quer espiar nossa rotina e nossos dados.

Muito além dos golpes virtuais que temos visto nos jornais atualmente, este tipo de ameaça pode roubar seus dados por meses sem ser percebido.

E em vários casos, após todo esse tempo surrupiando seus dados eles podem simplesmente desaparecer do seu dispositivo sem deixar qualquer rastro.

Isso torna ainda mais difícil a tarefa de tentar identificar esses problemas de segurança.

Como se proteger de um stalkerware?

O primeiro passo é conhecer os seus métodos de infecção, onde na maioria dos casos ele é instalado por alguém próximo ou que teve acesso físico ao smartphone da vítima.

Outro meio de ser infectado é ele ser instalado junto com outro app qualquer sem o consentimento do usuário.

Logo o primeiro passo é trocar suas senhas e garantir que mesmo sendo próximo ninguém irá conseguir desbloquear o seu smartphone sem você saber.

E também é necessário cuidado redobrado com quais aplicativos foram instalados no seu gadget.

Por fim, para tentar descobrir se você foi infectado, o meio mais eficaz é observar todos os processos que estão em execução pelo smartphone.

Se notar algo desconhecido é um forte sinal de uma possível infecção.

Na dúvida a saída é fazer um reset de fábrica no seu celular.

Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.