Considerações sobre o iOS 7

[ad#texto]

Está se iniciando uma verdadeira batalha em torno do iOS 7, de certa forma isso é bom para a Apple, mas alguns meios de comunicação estão travestindo o lançamento do iOS 7 como algo inovador tanto em recursos como em design.

Será o iOS7, Android ou Windows Phone?
Será o iOS7, Android ou Windows Phone?

Em recursos o iOS 7 não traz nada de novo, é apenas uma forma que a Apple encontrou de implementar alguns recursos que a concorrência já tinha há anos, está mais para uma grande atualização do que algo novo.

Em termos de design também não é nada novo, aliás somente agora a Apple adotou o Flat design no iOS, coisa que o Google e a Microsoft já vinham fazendo desde muito antes com seus respectivos sistemas.

Agora a imprensa ataca a crítica do lançamento da Apple, alegando que todos os concorrentes copiam ou já copiaram a Apple, o fato é que existe uma distância considerável entre ver o concorrente com uma ideia e implementa-la em seu sistema e simplesmente gerar um clone, que foi o que a Apple fez com o iOS 7.

Quer exemplos?

O tão falado Flat design e ícones utilizados no iOS 7 pela Apple, remetem ao MOD do Android Miui que já existe com esta mesma cara a mais de 2 anos, é óbvio que isso foi mais que uma cópia foi um clone.

O gerenciador de multitarefa do iOS 7 parece ter sido arrancado de dentro de um Lumia executando o Windows Phone, tamanha é a semelhante, tanto em operação quando em visual.

E por aí vai, temos basicamente elementos clonados de 3 sistemas, o Android, o Windows Phone e até mesmo do já falecido Symbiam, e lembrem-se, como eu já disse, isso não é cópia, é clonagem.

E coisas que li por aí que a Apple adicionou camadas entre um ícone flat e uma imagem flat de fundo para dar profundidade e que isso é inédito em qualquer sistema, por favor, trabalhar um argumento com uma linha tão tênue quanto essa é o mesmo que dizer que o iOS 7 é um clone mas não é igual pois é executado dentro de um iPhone.

Resumindo, a Apple não inovou e muito menos lançou tendência, apenas está correndo atrás da concorrência, tentando não se distanciar muito para quem sabe no futuro próximo conseguir emplacar algo de realmente novo.

Petter Rafael
Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 321 outros assinantes

Busca

outubro 2020
DSTQQSS
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Categorias