Processadores AMD contra Processadores Intel

Para comparar processadores existem muitos fatores envolvidos, veja a comparação de processadores Intel contra processadores AMD.

[ad#texto]

Estive vendo as últimas notícias do mundo dos processadores e tem muita gente reclamando do processador da AMD AMD FX 8350 que por ter oito núcleos e funcionar a 4 Ghz teria (em teoria) a obrigação de ter performance melhor que o processador da Intel Core i7-3770K que tem quatro núcleos e funciona a 3,5 Ghz, isso se deve ao fato que comprar processadores é muito complexo, por isso vamos ajudar a comparar processadores Intel contra processadores AMD.

O fato é que processadores Intel e processadores AMD são completamente distintos, o número de núcleos e clock nunca foram referência única para determinar a velocidade de um processador.

Processadores AMD, este é um AM3 FX 4100
Processadores AMD, este é um AM3 FX 4100

De fato processadores AMD não tem como brigar pelo topo de linha contra processadores Intel, mas por uma questão de estratégia, em primeiro lugar as vendas deste processadores Intel são mínimas pois são destinadas ao usuário final (entusiastas) e o preço limita muito suas vendas e segundo pois a arquitetura dos processadores AMD é completamente diferente da arquitetura dos processadores Intel.

Processadores Intel, este é um Core i7
Processadores Intel, este é um Core i7

Os processadores Intel pregam força bruta de processamento e realmente neste quesito a Intel ganha, porém a performance global, aquela que você percebe ao utilizar um computador não é ditada somente pelo poder de processamento é um conjunto de fatores e não são raros os casos de que um computador montado com os processadores Intel top de linha possuem gargalos, onde o processador trabalha de forma excelente mas tem um barramento interno péssimo e uma performance de vídeo integrado degradante.

Já os processadores AMD se valem da experiência em produção de GPU´s vindas da compra da extinta ATI para formar um ótimo conjunto, veja o caso das APU´s da AMD, tem um desempenho de vídeo (GPU) melhor do que muita placa de vídeo off-board low-end que vemos por aí, coisa que as GPU´s da Intel estão longe de conseguir.

Outro detalhe é que o barramento entre CPU e GPU é excepcional nas APU´s e processadores AMD, somando isso ao fato de que a APU tem a capacidade de direcionar o fluxo de processamento entre CPU e GPU (desde que o software sendo executado permita) o resultado é impressionante, mesmo uma CPU bem mais fraca é possível notar uma grande diferença na performance percebida do computador. Quer um exemplo?

A AMD tem feito lobby, tanto com a Microsoft para o Windows se entender melhor com o conceito de APU que é relativamente novo como com os players dos principais software aplicativos, um exemplo claro é o Photoshop que por implementar o SDK de APU tem um desempenho exemplar com uma APU AMD.

Parece que a luta entre os processadores Intel e processadores AMD extrapolam os conceitos técnicos, pois diversos usuários de uma ou outra plataforma insistem em seus respectivos produtos mesmo que produtos da concorrência apresentem melhores resultados para o seu perfil de uso.

Comprar a performance única dos processadores AMD e processadores Intel é o mesmo que comparar um sedan de luxo atual com um muscle car dos anos 70, o muscle car ganha na arrancada, pois tem potência de sobra no motor (processador), só que ao acelerar ao máximo o carro se torna instável e pode causar um grave acidente (gargalo) enquanto o sedan tem um conforme excepcional e te leva a qualquer lugar de forma rápida, performática e com conforto extremo (performance percebida).

Entenderam porque a maioria dos benchmarks peca em seus testes? Eles fazem uma análise singular quando a questão é muito mais complexa, assim temos uma visão distorcida tanto dos processadores AMD quanto dos processadores Intel.

Petter Rafael
Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 320 outros assinantes

Busca

dezembro 2020
DSTQQSS
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031 

Categorias