Como será o seu processador daqui a 5 anos.


É muito difícil prever com exatidão o mercado de hardware, porém podemos ter uma clara idéia de como será. Com a febre de processadores multicore (com vários núcleos) muita gente acha que um processador com 2 núcleos é 2 vezes mais rápida que um processador similar de 1 núcleo. Infelizmente isso não é verdade.

Para aproveitar 100% a capacidade dos multicore é preciso que o software seja desenvolvido utilizando paralelismo, mas para produzir software assim é bem complexo. Imagine um SO – o Windows por exemplo – ter uma versão desenvolvida exclusivamente para processadores multicore, seria um tanto complicado para a Microsoft manter versões assim e isso acontece em todos os segmentos de software.

O que acontece então? Realmente o usuário final tem um ganho utilizando multicore, mas em grande parte dos casos isso não chega nem a uma performance 15% melhor. Então agora a indústria de processadores – leia-se principalmente a Intel – está trabalhando em uma tecnologia para ao invés de utilizar vários núcleos genéricos como é utilizado hoje seja utilizado núcleos específicos. Assim seria possível unir um CPU (unidade de processamento genérica) com um GPU (unidade de processamento gráfico) por exemplo, ou especificar ainda mais o núcleo para determinadas funções matemáticas.

Isso sim seria uma sensível melhora de performance global, pois cada núcleo seria capaz de trabalhar com sua função específica, fazendo melhor e em menor tempo, aproveitando de forma mais coerente todo o poder de processamento contido. Se isso realmente acontecer e com cada vez mais especificação nos processadores iremos chegar em um ponto onde ao comprar um processador iremos ter que além de decidir sobre sua velocidade de processamento, FSB, etc também terá que decidir sobre a especificidade dele, como por exemplo, se irá trabalhar com desenvolvimento gráfico, jogos, Internet, compilação e desenvolvimento de software, etc.

Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.