Como remover um Stalkerware

Novo tipo de praga virtual surge com foça para infernizar a todos nós, é o stalkerware. Veja aqui se você é mais uma vítima e como remover um stalkerware.

Como remover um Stalkerware
Como remover um Stalkerware

Atualmente existem dezenas de tipos de pragas virtuais diferentes, agora surge mais uma: o stalkereware. Veja aqui como remover um stalkerware.

Um aviso interessante: boa parte dos stalkerwares instalados atualmente foram aplicados por amigos ou parentes, resumindo, o inimigo pode estar ao seu lado neste instante.

Uma informação importante: mesmo que você seguiu o nosso tutorial para remover qualquer tipo de malware você pode ainda estar infectado, pois este novo tipo de ameaça irá passar desapercebido pelos métodos tradicionais de remoção.

Como remover um Stalkerware: a origem

Com a rápida evolução de smartphones e os demais meios de comunicação temos enfrentado várias ameaças a nossa privacidade, sendo uma delas o problema dos stalkers.

Em algum momento muitos de nós iremos enfrentar indivíduos que ficam bisbilhotando nossas redes sociais em busca de informações sobre o que fazemos, como fazemos e com quem fazemos.

Em vários casos tais informações podem resultar em algum tipo de golpe virtual mais elaborado, que na maioria das vezes irá resultar em um roubo de dados ou mesmo dinheiro.

Em outros casos vamos enfrentar apenas a curiosidade alheia de indivíduos sem bom senso.

Como remover um Stalkerware: o que é

Com a evolução da tecnologia e o crescente acesso a informação ficou muito fácil para qualquer um instalar softwares ocultos em smartphones ou computadores com o objetivo de espionar a vida alheia.

O grau de sofisticação é tão alto que até mesmo fotos, cliques de mouse ou toques em tela são capturados, montando um dossiê completo da vida digital da pessoa.

O caso se agrava quando as pessoas adquirem o hábito de postarem absolutamente tudo o que fazem na sua vida em redes sociais.

Estes aplicativos ficam em execução em segundo plano, praticamente invisíveis ao usuário, e são muito fáceis de instalar e configurar, ficam assim acessíveis para um grande número de usuários, mesmo aqueles com pouca intimidade com tecnologia.

Por hora, ainda é preciso que alguém tenha acesso físico ao seu computador ou smartphone para instalar um stalkerware, ou seja, é muito improvável que alguém consiga instalar de forma remota este tipo de aplicativo.

Como remover um Stalkerware: como descobrir se sou uma vítima

O primeiro indício que um stalkerware foi instalado é se o seu equipamento ficou um longo tempo com outra pessoa e ao retornar o mesmo teve alguma configuração alterada ou se existe algum aplicativo em execução que não existia antes.

Verifique o gerenciador de tarefas por processos desconhecidos em execução, com o nome pesquisa no Google em busca de material indicando a real intenção do referido processo.

No caso de smartphones acesso o gestor de contas da sua conta, o Google Account se você utiliza o Android, por exemplo, e verifique nas opções de segurança e privacidade que algum dispositivo ou aplicativo conectou-se recentemente a sua conta.

Um outro indício é se a sua conta do Facebook recebeu permissão recente para algum aplicativo que você não conhece.

Resumindo, para verificar a possível existência de um stalkerware siga os passos abaixo:

  1. Verifique se o seu dispositivo está com algum aplicativo ou processo desconhecido em execução.
  2. No caso de smartphones verifique se a sua conta recebeu permissão para acesso por terceiros.
  3. Verifique se a sua conta do Facebook recebeu permissão de acesso por algum aplicativo desconhecido.

Como remover um Stalkerware: com remover

Caso a sua suspeita se confirme, a primeira providência é ativar a autenticação de dois fatores nas suas contas, isso irá dificultar muito, mesmo se alguém tenha obtido acesso a sua senha.

Execute uma ferramenta de remoção de stalkerware, como a maioria dos aplicativos instalados para espionagem é o Flexspy uma boa opção é utilizar a ferramenta Flexkiller.

Outra boa opção é visitar o grupo de segurança ativista Security Without Borders e procurar por alguma solução apropriada.

Também é importante que algum aplicativo do tipo scanner seja executado, se você utiliza o Windows uma boa opção é o Microsoft Safety Scanner.

Se você está utilizando Windows ou MacOS é importante acessar e revisar a central de privacidade para certificar que nenhum tipo de aplicativo está com permissão excessiva.

Em smartphones uma boa alternativa é um reset de fábrica, eliminando desta forma qualquer tipo de aplicativo suspeito.

matrix
matrix

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 322 outros assinantes

Busca

setembro 2020
DSTQQSS
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930 

Categorias